O que os Recursos Humanos podem aprender com “Suits”?

A série escrita por Aaron Korsh tem muito do seu sucesso alavancado na história da personagem Mike Ross (Patrick J. Adams) e como ele entra no mundo da advocacia corporativa, representada pelo outro protagonista Harvey Specter (Gabriel Macht) da Pearson Hardman, escritório de advocacia liderado por Jessica Pearson (Gina Torres).

 

A verdade é que a série da Netflix nos transmite algumas lições importantes que importa analisar.

  • Não contrate somente pelo diploma
    Apesar de ser uma situação pouco comum na vida real, há pessoas com muito talento e competência no mercado que não seguiram o caminho académico tradicional, mas que vão tendo sucesso nas empresas que integram. Mike Ross prova que apenas os conhecimentos oriundos de uma formação académica  não garantem uma carreira de sucesso, muito menos a sua contratação.É importante que o recrutador investigue a história dos candidatos. Verifique se o tipo de inteligência, em conjunto com as competências socioemocionais da pessoa, é a desejada para a função que deseja recrutar. Lembre-se que conhecimentos e skills são mais fáceis de adquirir, enquanto que mudar o comportamento é um processo muito mais difícil. Mike era uma “máquina” de leitura e dedicação própria, mesmo sem ter o curso de Direito de Harvard, além de ter facilidade em aprender as tarefas básicas de um advogado. Não se nega a necessidade da formação académica durante a evolução profissional, mas quando o seu propósito pessoal se alinha com a sua natureza comportamental (caso do Mike) e sua vontade é interminável, tudo fica mais simples e produtivo.
  • Assuma riscos e valores
    Toda a organização quer crescer, ainda mais no mundo actual disruptivo. Entretanto, mesmo com as melhores tecnologias e recursos, é necessário ter nas empresas pessoas corajosas e inovadoras, capazes de assumir riscos quando o contexto do negócio assim o pede.Temos dois exemplos claros disso na série: Harvey e Jessica. Enquanto o primeiro optou por contratar um jovem sem curso superior, apostando no seu brilhantismo e paixão pelo Direito, a segunda tomou diversas decisões arriscadas para salvar a continuidade da firma, como sacrificar os seus relacionamentos pessoais.
    Além de assumir riscos, adoptar valores entre a sua equipa e a organização como um todo, é essencial para uma cultura positiva. Lealdade e compromisso baseiam a trama de “Suits”. O que seria da dupla Harvey-Mike se ambos não confiassem um no outro? Mais do que vencer casos, os dois promovem a lealdade no trabalho.
  • Conheça a sua família
    Em diversos momentos da série, as personagens principais unem-se para discutir o problema e procurar soluções. é comum o termo “we are family” (nós somos uma família) surgir quando alguém parece sem esperança de salvar a situação.A união entre Jessica, Harvey, Mike, Donna, Louis e Rachel só é possível e efectiva pelo facto de todos se conhecerem bem. Quando nos conhecemos bem a nós mesmos e a quem nos rodeia, reconhecendo as forças e as fraquezas de cada um, a sinergia acontece de forma natural. Elaborar o perfil comportamental dos colaboradores e ter a sensibilidade de perceber como eles interagem pode fazer a diferença nas horas decisivas.