O recrutamento social em 2014

Empresas tecnológicas devem ter outra abordagem no recrutamento de trabalhadoresEste será o ano da consolidação do recrutamento nas redes sociais? Conheça os principais sinais de que a tendência veio para ficar.

Nesta lista da revista Forbes, apontam-se as principais tendências para o recrutamento social em 2014:

“Big Data”: A procura de talentos pode ser feita de forma proactiva, através da análise de perfis do LinkedIn, da actividade do candidato no Facebook ou no Twitter, de publicações em blogues ou de outro tipo de presença digital. Assim, será possível traçar de forma mais fidedigna o perfil de um eventual candidato, ainda antes de uma eventual futura entrevista de emprego.

Aplicações: Apesar de cada vez mais profissionais procurarem emprego através de dispositivos móveis, muito poucas empresas optimizam as plataformas digitais de emprego para telemóveis ou tablets. Fazê-lo deverá ser uma prioridade para as empresas a breve prazo.

“Gamification”: A transformação de processos em mecânicas de “jogos” é uma tendência que veio mudar as empresas em todo o mundo e será cada vez mais importante para formar, motivar e fidelizar líderes.

Avaliações de desempenho: As avaliações anuais já são algo antiquado e as novas formas de analisar o desempenho dos colaboradores baseiam-se na recolha constante de feedback a partir de diversas fontes.

Aprender em conjunto. A aprendizagem social, baseada em trocas de informação entre todos os colaboradores, ajudará a fomentar uma cultura empresarial consistente e uma maior coesão das equipas.

Outra vantagem neste campo é a adopção crescente de cursos online nas estratégias de formação das empresas – uma possibilidade de poupança face à formação tradicional.

Medir a influência: Se muitos colaboradores já mediam o seu índice Klout de forma a perceberem o seu real grau de influência, a nova tendência é para as empresas fazerem o mesmo, com vantagens para ambos os lados: para os empregadores, é importante perceber se estão em vantagem no recrutamento de talentos e como podem melhorar as suas estratégias; para colaboradores e potenciais candidatos, torna-se essencial para avaliar a empresa em termos de opções de carreira.

Ler Mais