O segredo do networking

hr buzzSabe fazer um bom networking? Apresentamos-lhe três sugestões para conseguir criar uma rede de contactos sólida.

Saber fazer bom networking é uma das competências mais importantes para ter sucesso na sua carreira e mesmo na sua actividade profissional, principalmente se contacta directamente clientes ou se faz, por exemplo, uma actividade comercial. E embora o contacto com a sua rede deva ser algo natural, não significa que não pode ser trabalhado.

E, sabemos que já só consegue pensar nas férias, mas vai ver que esta pausa pode ser importante para fazer “refresh” à sua network. A Neves de Almeida | HR Consulting e o HR Buzz deixam-lhe 3 dicas para que consiga explorar todo o potencial da sua rede de contactos:

Seja generoso. A pergunta mais importante a fazer antes de falar com alguém da sua rede é: Como posso ajudar esta pessoa? Nunca se aproxime de uma pessoa para lhe pedir algo, ou para lhe fazerem um favor. Se for generoso, vai ver que vão lembrar-se de si quando precisarem de algo.

Faça follow-up. Hoje, com as redes sociais, é cada vez mais fácil manter-se actualizado sobre o percurso das pessoas da sua rede de contactos. Não se esqueça de dar os parabéns sempre que uma pessoa muda de cargo ou emprego, e partilhe informação valiosa (notícias, estudos, etc.) com os seus contactos.

Esteja com as pessoas pessoalmente. Embora as redes sociais online sejam uma boa ferramenta para partilhar informação e para se manter actualizado sobre a sua rede, é cara-a-cara que construímos as verdadeiras relações e que partilhamos momentos mais informais. Por isso não se esqueça de participar dos eventos da sua área e de combinar encontros pessoais para reforçar as suas relações.

Aproveite as suas férias, mas não se esqueça que o networking não tem lugar nem hora certa, e quem sabe se nesta pausa não vai encontrar alguém interessante! Para mais sugestões e artigos sobre como desenvolver a sua rede de contactos, consulte o HR Buzz, o seu blogue sobre Recursos Humanos.

Ler Mais