O seu salário desaparece mal entra na conta? Aprenda a poupar com estas dicas (muito) úteis
A gestão do salário é fundamental para uma vida organizada e equilibrada dando, deste modo, a possibilidade de fazer face a despesas que surjam de forma inesperada e ainda a oportunidade de alcançar objectivos. É possível poupar mensalmente se essa for uma das prioridades. O Dinheiro Vivo deixa alguns conselhos que ajudam a ter uma vida financeira mais confortável.
Definir um valor para despesas fixas
A conta da luz, água, telecomunicações, renda ou alimentação estão presentes todos os meses, em valores que normalmente não apresentam uma grande variação, o que nos permite colocar de parte o equivalente a uma estimativa mensal.
Ainda que cada despesa tenha uma data de pagamento diferente, deste modo vai conseguir fazer uma gestão mais controlada do seu ordenado, correndo até menos riscos de se esquecer de pagar.
Delinear quanto quer poupar
Se puser de parte o valor que quer poupar, esse dinheiro deixa de estar disponível e não entra em gastos desnecessários. Para tal, pode recorrer a uma transferência automática com um valor já definido para cada mês feita da conta à ordem para outra escolhida por si.
Colocar dinheiro de lado para actividades de lazer
O dinheiro não serve só para pagar despesas, mas também para o que nos faz sentir completos, seja uma viagem, uma actividade de lazer ou comprar uma peça de roupa. Definir um montante destinado a algo de que gostamos ajuda a alcançarmos o que pretendemos mais depressa, como comprar um carro ou uma casa.