O sucesso no desenvolvimento analítico das organizações

criatividadeA PSE, empresa especializada em análise de estatística, baseia o seu trabalho em três vectores: Método, Negócio e Pessoas.

«Os estádios actuais de desenvolvimento quer do conhecimento e instrumentos analíticos, quer dos sistemas de informação, fazem com que a criação de soluções analíticas para problemas de negócio seja hoje um aspecto central nas organizações. É neste desenvolvimento de soluções baseadas na análise e no conhecimento que muitas vezes reside a dúvida. Quantas vezes não foram questionadas a utilidade, a viabilidade e a eficácia da análise por parte dos gestores? Estas dúvidas têm toda a razão de existência principalmente fruto dos múltiplos insucessos associados a projectos analíticos. A questão central é: como garantir o sucesso no desenvolvimento analítico das organizações?», pergunta a PSE.

«1 – Método, para fazer as coisas bem

A metodologia é um aspecto essencial para o desenvolvimento analítico nas organizações. Só com o método certo é possível fazer bem! Qualquer desenvolvimento analítico deve ser pautado por um método com três fases fundamentais: Perceber, Solucionar e Executar. Em primeiro lugar, é preciso Perceber para identificar quais os problemas de negócio que podem ser resolvidos através da análise e do conhecimento e qual o valor e impacto que terão no negócio. Só depois deste assessment, do estudo da viabilidade económica e financeira, e de uma análise custo-benefício é possível definir uma estratégia analítica (Solucionar) e desenvolver e integrar o conhecimento e a análise no negócio e na organização (Executar).

2 – Negócio, para fazer as coisas certas

Deve ser o negócio e não o IT a liderar o processo! O eventual problema surge em muitas empresas quando ao implementarem este tipo de soluções, fazem-no a partir dos requisitos técnicos ou com uma perspectiva técnica. São aqueles que vão definir o caminho a percorrer, quando o correto deveria ser condicionar a solução técnica ao problema de negócio. A liderança por parte do negócio é igualmente essencial para o desenvolvimento de uma cultura analítica na organização. «Por norma, os projectos que começam de baixo para cima nas organizações estão destinados ao fracasso. A liderança e o compromisso da gestão e do negócio são a chave tanto para a definição de objectivos e estratégia analítica, como para a integração e adopção de uma cultura analítica na organização», reforça João Pequito, CEO da PSE.

3 – Pessoas, para ser feito por quem sabe

A análise é uma função desempenhada por pessoas, não por máquinas. Mas a análise é inútil se não se reflectir em conhecimento e criação de valor para o negócio. Esta capacidade de fazer a síntese entre a análise avançada e o negócio é muitas vezes designada uma arte. A escassez destes recursos que combinam estas capacidades e competências, faz com que muitas vezes as organizações falhem no desenvolvimento analítico por falta dos recursos adequados. Segundo o especialista em analítica, «as organizações devem potenciar as capacidades internas de que dispõem e promover sinergias com os parceiros analíticos adequados.» As organizações que conjugam o que melhor sabem (o seu negócio) com os parceiros analíticos adequados (especialistas em consultoria analítica de negócio), desenvolvem projectos de sucesso. O envolvimento dos parceiros adequados permite integrar experiência no desenvolvimento analítico, know-how e melhores práticas nas equipas internas. Promover sinergias e equipas com as pessoas certas é o caminho certo para o sucesso.»

Ler Mais