O talento já não se atrai só com salário. Saiba como encontrar e reter os melhores

Quer atrair e reter os jovens mais talentosos? Agora, a tónica é posta nas pessoas e, por isso, a consultora Spring Professional diz-lhe aquilo que pode (e deve) fazer para agradar uma nova geração que já chegou ao mercado de trabalho. 

 

A consultora do grupo Adecco sublinha que, de acordo com dados globais do mercado, a média de retenção de um colaborador numa empresa é de 4,5 anos, valor que diminuiu para três anos se pensarmos nos millennials (93%). E, alerta: «Em breve, a maior percentagem de funcionários numa empresa será da geração Millennial [nascidos entre 1981 e 1994]».

Por isso, destaca a necessidade de encontrar e reter os os chamados «pensadores críticos» (critical thinkers) nas equipas, por terem sete qualidades base, entre as quais: capacidade de pensamento critico e resolução de problemas, colaboração e liderança pela influência, agilidade e adaptação, iniciativa e empreendedorismo, comunicação oral e escrita eficaz, acesso e análise de informação, curiosidade e imaginação.

A Spring Professional faz notar que, quase todas as entrevistas incluem perguntas relacionadas com hard skills, porém, «hoje, os melhores entrevistadores tentam discernir hoje se um candidato possui também as chamadas soft skills, como a resolução de problemas e inovação e criatividade».

Assim, sobretudo em muitos campos criativos, como o marketing, o tecnológico e o das artes, recomenda perguntas que testam a capacidade criativa e a rapidez de pensamento, como: «Quantas bolas de golfe cabem num autocarro?» ou «desenhe um plano de evacuação de Lisboa».

Quando encontrar o funcionário que pretende, não se esqueça que manté-lo é igualmente (ou mais) importante. Para manter os funcionários envolvidos, produtivos e valorizados, «deve recompensá-los por trabalhos bem-feitos, respeitá-los e manter uma comunicação aberta. (…) Faça um esforço para garantir que ele permanece. Descubra o que o motiva, o que pretende de uma empresa e de uma direcção e aprenda a motivá-lo. Se ele ficar motivado e fidelizado, será porque o seu esforço está a resultar», realça.

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