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Oito dicas que deve (mesmo) considerar para reter o melhor talento na sua organização
O investimento na aprendizagem e no desenvolvimento de talentos é um ingrediente essencial do envolvimento e planos de retenção de profissionais. Desde a inclusão de formação de entrevistadores ao desenvolvimento de talentos individuais, há vários tópicos essenciais que não podem ser esquecidos. A Adecco Portugal expõe oito aspectos que deve considerar no seu plano de L&D (Learning & Development).
1. Capacitação de entrevistadores
Uma oportunidade de aprendizagem essencial para todos os colaboradores é a formação de entrevistadores. Ao concentrar-se numa tarefa e responsabilidade, em que a maioria dos profissionais se envolve ao longo das suas carreiras, dá simultaneamente às pessoas competências necessárias para ajudar a construir uma empresa mais bem-sucedida com o talento certo. A formação de entrevistadores habilita todos a tornarem-se embaixadores da marca. Promove também um local de trabalho verdadeiramente inclusivo e diversificado e dá a todos as pessoas a oportunidade de serem melhores.
2. A comunicação e o seu impacto nas empresas
A colaboração impulsiona o desempenho no local de trabalho. A aprendizagem do valor da comunicação e do seu impacto na empresa deve ser uma prioridade para que todos os colaboradores se integrem de forma eficaz. Começar por comunicar o “porquê” é crucial para mostrar como pode afectar e mudar a cultura através da criação de confiança entre a equipa de liderança e os seus colaboradores.
Para criar uma organização de alto desempenho e funcionamento, é necessário que haja colaboração a todos os níveis. Isto significa que precisamos de comunicar e comunicar em demasia. As coisas mudam quando as pessoas com quem se trabalha compreendem o que se está a tentar fazer, porquê e como isso as afecta. O resultado é uma equipa de alto desempenho onde o trabalho é feito com pessoal altamente motivado abrindo caminho à empresa para exceder expectativas a todos os níveis.
3. Feedback para encorajar a retenção de talento
Há inúmeros tópicos de aprendizagem que podem ter um impacto positivo no envolvimento e retenção dos colaboradores. Uma das áreas vitais é o feedback. Ser capaz de fornecer feedback regular, preciso e atempado pode melhorar o desempenho, aumentar a confiança e construir relações. Estes benefícios têm um impacto directo tanto na retenção como no empenho. Naturalmente, os resultados dependem da competência dos indivíduos nesta área. Embora algumas pessoas possam ter a capacidade inerente de dar feedback da forma correcta, na altura certa, a maioria de nós precisa de formação e prática.
4. Celebrar conquistas
Celebrar é uma competência poderosa que todos os líderes devem ter no seu kit de ferramentas para liderar de forma confiante e eficaz. Quando celebra um colega de equipa está a dar-lhe visibilidade, a demonstrar que ele é valorizado pelas suas contribuições.
Celebrar é uma habilidade e deve ser incluída na estratégia de L&D. Quando há líderes que celebram de forma apropriada e consistente, a motivação, a confiança, a ligação, a pertença, o empenho e a retenção de pessoas disparam.
5. Desenvolvimento de liderança
Embora normalmente não faça parte da categoria de aprendizagem dos colaboradores, a criação de uma prática de liderança saudável a todos os níveis da organização pode ser o factor mais importante na retenção e envolvimento dos colaboradores. Os profissionais precisam da oportunidade para crescer e prosperar nas suas carreiras. Isto raramente acontecerá sem líderes que reconheçam e encorajem o seu desenvolvimento.
Sabemos que a maior parte da aprendizagem acontece no trabalho e em conversas informais. Uma função de aprendizagem que equipa os líderes sénior, de nível médio e superior, com a mentalidade, o conjunto de competências e o conjunto de ferramentas para um crescimento eficaz dos seus colaboradores terá um impacto exponencial no envolvimento e retenção das pessoas e, por arrasto, na produtividade.
Os líderes que simplesmente vêem os colaboradores como um meio para atingir o fim da rentabilidade, o serviço ao cliente ou o cumprimento das suas métricas operacionais falham o ingrediente-chave para atingir estes objectivos comerciais.
6. Inteligência emocional
O desenvolvimento de capacidades de inteligência emocional em líderes e equipas apoia a sua capacidade de criar um ambiente em que os colaboradores estejam envolvidos e queiram permanecer nas suas posições. Através dos nossos esforços de aprendizagem e desenvolvimento, podemos ajudar os colaboradores a compreender e gerir as suas emoções, a navegar nas relações e a construir confiança. Além disso, podemos ajudá-los a mostrar empatia, reduzir o stress, comunicar melhor e inspirar os outros. Ao fazê-lo, criamos um lugar onde os profissionais prosperam e o negócio cresce.
7. Metas e desempenho
O envolvimento depende muitas vezes dos primeiros 90 dias de um novo funcionário, pelo que é fundamental proporcionar-lhes uma experiência de integração/onboarding de apoio que inclua o contexto dos objectivos, cultura e padrões de comunicação da empresa. Complementar isto com assistência na definição de objectivos ajudará a nivelar as expectativas e facilitará uma trajectória de crescimento para o profissional.
É vital assegurar que os gestores têm os conhecimentos necessários para articular as expectativas de desempenho, fornecer feedback, formação e oportunidades de desenvolvimento para o profissional ao longo da sua carreira.
8. Desenvolvimento de talentos individuais
A questão mais importante de L&D tem de ser como desenvolver eficazmente a força de trabalho. Ao contrário de um investimento de capital que tem um ROI fixo, o investimento em capital humano tem um ROI quase ilimitado. Não só aumenta a capacidade e competência da equipa para criar valor, como desenvolve a mensagem de acreditar na força de trabalho o suficiente para investir neles. Quando as pessoas sentem que são membros valiosos de uma equipa vencedora, proporcionarão níveis mais elevados de empenho e esforço discricionário. O desenvolvimento cria um círculo virtuoso que beneficia tanto a organização como as suas equipas e melhora grandemente a retenção de talento.