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Oney Bank e organização Sol Sem Fronteiras promoveram 60 sessões de literacia financeira
O Oney Bank, em parceria com a Sol Sem Fronteiras, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), promoveu nos dois últimos meses 60 sessões de literacia financeira. Esta iniciativa, realizada pelo terceiro ano consecutivo, decorreu em 19 escolas de norte a sul do país e chegou a 1572 alunos, que ficam assim dotados de conhecimentos para tomar decisões sobre as suas finanças pessoais, de modo mais responsável.
Através desta parceria, foram realizadas sessões educativas interactivas com o intuito de promover a educação financeira no âmbito da Educação para a Cidadania. Durante as sessões, na qual estiveram envolvidos cerca de 20 voluntários colaboradores do Oney, os estudantes exploraram uma variedade de temas relevantes para a gestão financeira, desde a distinção entre rendimentos e despesas, passando pela importância da poupança e pela responsabilidade de pagar impostos como forma de cidadania.
Para o director-geral do Oney Bank em Portugal, Dario Coffetti, «a literacia financeira tem de ser vista como um pilar fundamental na formação dos jovens. Através desta iniciativa fornece-se aos alunos as bases necessárias para que possam lidar com os desafios financeiros que irão enfrentar ao longo da vida. A Oney está empenhada em promover uma educação financeira abrangente, e acredita que a aquisição destes conhecimentos desde cedo, pode contribuir em larga escala para a criação de uma geração mais preparada e mais consciente em relação ao dinheiro. Investir na literacia financeira dos jovens é investir no seu futuro, capacitando-os para que construam uma base financeira sólida e alcancem os seus objectivos pessoais e profissionais com confiança.»
Esta iniciativa tem como objectivo capacitar os jovens com conhecimentos e competências financeiras essenciais, para enfrentarem os desafios actuais e futuros, proporcionando ferramentas para tomadas de decisões financeiras informadas, transparentes e mais conscientes.
Ao longo das três edições desta iniciativa, a literacia financeira chegou já a quase quatro mil alunos dos vários níveis de ensino.