Branding pessoal como motor de uma carreira profissional

Por Daniela Agra, directora Atrevia Portugal

 

É Verão! O sol está radiante, as férias estão aí à porta (ou até já começaram) e o ritmo de compromissos começa a acalmar, mas será que tudo isto é motivo para deixarmos de lado a nossa carreira? Pelo contrário! É precisamente esta a época em que há mais tempo para repensar estratégias e, por que não, desenvolver o nosso próprio perfil profissional?

A construção de uma marca pessoal forte é essencial e transversal a qualquer sector e mercado onde possamos estar inseridos, representando o que somos e como nos apresentamos à sociedade, seja em termos pessoais como profissionais. Trata-se da imagem que projectamos das nossas competências, valores e conhecimentos numa determinada área, para além de questões éticas e morais tão humanas e fundamentais.

Se, por um lado, podemos criar estratégias bem definidas, é igualmente certo que podemos trabalhar de forma aleatória, correndo o risco de nos podermos perder no objectivo do que pretendemos partilhar. Assim, criar uma estratégia é a oportunidade de identificar com precisão o nicho que desejamos atingir e de nos posicionarmos como especialistas numa determinada matéria. Um post por dia no Instagram, um artigo por semana no LinkedIn ou até mesmo um breve vídeo no YouTube podem garantir a consistência que o fará ver a sua rede pessoal crescer imensamente.

Conhecer bem esta mesma audiência a quem nos dirigimos é uma das “chaves”, pois, ao entendermos as suas preocupações mais comuns, necessidades, interesses ou expectativas, podemos oferecer soluções adequadas e relevantes para a comunidade que construímos. Para além disso, é fundamental estabelecer uma proposta de valor diferenciada, que nos torne atractivos como se de uma “marca” nos tratássemos verdadeiramente.

É com base nesta ideia que um outro factor essencial para uma comunicação efectiva nos canais de comunicação próprios (aquilo que, na gíria do sector, chamamos de “owned media”) é transmitir conteúdo de qualidade e de forma autêntica. Nunca podemos esquecer que estamos a falar para humanos, muito provavelmente com interesses similares aos nossos, e que também estão a ser estimulados por milhares de marcas, perfis e entretenimentos. É preciso pensar, antes de tudo o resto, se o que estamos a transmitir é ou não é útil, sendo o storytelling uma ferramenta poderosa que pode transformar algo comum em algo inesquecível.

A partir de conteúdo de valor, surge a relação. Comentários, interacções, mensagens ou até mesmo solicitações de interesse, há um mar de oportunidades que urge capitalizar na sua própria indústria como em eventos, encontros entre empresas ou acções de networking.

Ser uma voz activa no sector onde está inserido por meio da participação em entrevistas ou artigos consolida a nossa imagem. Para construir uma marca pessoal sólida, é importante tirar partido das ferramentas e recursos disponíveis – a relação com os meios de comunicação, entre vários exemplos, é uma destas.

Uma marca pessoal forte no sector imobiliário, por exemplo, requer a construção de uma rede de contactos com pessoas-chave e a obtenção de recomendações. Conexões, essas, que são fundamentais para expandir a nossa influência e credibilidade. E se neste mercado a confiança é tudo, uma marca pessoal pode fazer toda a diferença. Imagina em qualquer outra área? Seja um influencer digital, um empreendedor ou um advogado, esta “pegada” digital é o seu cartão de visita. E a melhor notícia é que pode construí-la de forma autêntica e descontraída.

Numa fase posterior, para medirmos o impacto, devemos estar atentos à interacção com a audiência. Escutar activamente o feedback que nos fazem chegar, e compilar e analisar as solicitações irá ajudar-nos a entender as necessidades de quem nos segue de forma mais aprofundada. É necessário também desenvolver produtos e serviços alinhados com essa procura, para oferecer soluções que realmente agreguem valor.

Construir uma marca pessoal é um processo contínuo que exige consistência, tanto naquilo que dizemos quanto naquilo que fazemos. Com estratégias bem definidas e procurando sempre satisfazer as necessidades do público-alvo, é possível construir uma marca pessoal sólida e destacar-se num mercado competitivo. A minha dica? Aproveite o Verão para “mergulhar” neste tema e faça evoluir a sua carreira!

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