Os benefícios da avaliação dos colaboradores

Trinta e um jovens estagiaram na transportadora e cinco deles foram integrados como colaboradoresA poupança e aumento de produtividade são dois dos motivos apresentados num estudo da empresa fornecedora de software de Recursos Humanos Meta4, sobre o tema da avaliação nas organizações.

A poupança e aumento de produtividade, a concordância dos colaboradores com os objectivos de negócio e a obtenção de uma correcta imagem da empresa são alguns dos benefícios que os processos de avaliação proporcionam às organizações, segundo um estudo apresentado pela Meta4.

A empresa fornecedora de software de Recursos Humanos destaca no seu estudo os 10 benefícios que os processos de avaliação proporcionam tanto às empresas como aos seus profissionais:

«– Gestão de talentos: os processos de avaliação permitem detectar e premiar os empregados que demonstrem melhores capacidades, competências e conhecimentos para desenvolver planos de carreira focados em melhorar o seu desenvolvimento profissional e aproveitar ao máximo o seu potencial. Permitem também verificar aqueles que são menos produtivos ou comprometidos com as suas empresas e estabelecer planos de acção para melhoria.

– Estabelecer indicadores de Recursos Humanos: a avaliação coloca os conhecimentos e as competências dos colaboradores no centro da gestão de talento, disponibilizando informação relevante a outras áreas de Recursos Humanos como a selecção, formação, remuneração e planos de carreira, permitindo estabelecer indicadores para uma melhor tomada de decisões na área dos RH.

– Revelar tendências: através da análise de resultados da avaliação por grupos de trabalho, é possível estabelecer relações directas com os indicadores de Recursos Humanos para analisar aspectos como a satisfação, nível de absentismo, número de demissões voluntárias, etc.

– Analisar a evolução da produtividade: permitem examinar o impacto que os planos de acção, definidos com base nas avaliações anteriores, possam ter tido nos colaboradores. Deste modo, obter-se-á uma visão global de tudo o que pode influenciar o desempenho, como as formações, promoções, alterações de funções/ cargos, etc.

– Redução de custos e aumento da rentabilidade: as ferramentas de avaliação permitem rentabilizar e medir a execução dos planos estabelecidos, obter o retorno imediato do investimento directo e mostrar o impacto real no negócio. Estas ferramentas também possibilitam a melhoria da qualificação e produtividade dos colaboradores, e como consequência, maior rentabilidade da empresa.

– Optimizar o sistema remuneratório: medir a produtividade dos colaboradores e estabelecer planos de remuneração adequados a cada um deles, considerando a contribuição individual para o negócio e evitando desajustes na remuneração – uma fonte habitual de insatisfação nas organizações.

– Coordenar as competências dos empregados com as necessidades reais do negócio: permite desenhar planos de carreira, sucessão, formação, mobilidade, etc., dos colaboradores, de acordo com os objectivos estratégicos definidos pela direcção.

– Reforçar o compromisso dos colaboradores: um processo de avaliação deve ser transparente a todas as áreas de uma organização. Assim fomenta o envolvimento dos empregados e a sua contribuição para a definição de objectivos e resultados do negócio.

– Potenciar a marca da empresa: estar envolvido nos objectivos estratégicos do negócio, assim como o seu reflexo nos critérios de avaliação, ajuda a reforçar o orgulho dos colaboradores em pertencer à empresa e à sua cultura. Isto reflecte-se de forma efectiva na melhor imagem interna e externa que cada um tem da organização.

– Flexibilidade: se uma organização precisar de reorientar o seu negócio, quer pelo contexto económico quer pela própria evolução, os processos de avaliação proporcionam-lhe uma maior cobertura para as suas novas necessidades, permitindo-lhe redefinir objectivos e competências-chave dos colaboradores de forma ágil e com maiores garantias de sucesso.»

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