“Os Elefantes na Sala”!
Por Ricardo Florêncio
A expressão “elefantes na sala” é muitas vezes utlizada para descrever aqueles temas, assuntos, que existem, que temos conhecimento, mas que preferimos não os abordar. E existem vários “elefantes na sala” na área da Gestão de Pessoas. E por que razão existem?
Ou porque se enquadram no que está muito em voga hoje em dia, no “politicamente correcto”, o que é desde logo uma expressão absurda, pois é de todo incorrecto não abordar e discutir estes temas que existem, que nos tocam, e que não vão desaparecer só porque não falamos deles. Aliás, se não os discutirmos e abordarmos, vão decerto aumentar e engordar.
Ou porque geram “desconforto” nas empresas e entre as pessoas discutir estes temas. E, assim, vamos empurrando, adiando, até ao dia em que já não dá mesmo para evitar. Mas geralmente, quando chegamos a este ponto, podemos ter a certeza de que o “desconforto” na abordagem do mesmo será muito maior para as pessoas, para as empresas.
Ou porque estão latentes, estamos mesmo a prever que se vai transformar num assunto a abordar, mas como ainda não se falou muito nele, pode ser que caia no esquecimento e que entretanto aconteça alguma coisa que o resolva por si. O que também geralmente não acontece.
E assim, sim, temos de tirar os “elefantes da sala”. Discuti-los. A lista já vai longa e não vou nesta nota enumerá-los, pois será o tema da próxima conferência da Human Resources, já agendada para dia 24 de Outubro, no Museu do Oriente, em Lisboa.
Editorial publicado na revista Human Resources nº 165, de Setembro de 2024