![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2013/03/4empreendedor-jovem_edit.jpg)
Os KPIs essenciais para o seu negócio
Os key performance indicators, ou KPIs, são métricas essenciais na identificação de eventuais forças e fraquezas das organizações.
Ferramentas imprescindíveis para qualquer gestor, estes indicadores ajudam a avaliar o desempenho de uma empresa e a definir estratégias tendo como base informação quantitativa.
Um artigo publicado na rede social LinkedIn compilou os 75 KPIs mais importantes para medir o desempenho de qualquer negócio. Divididas em seis grupos – medição de desempenho financeiro, desejos dos clientes, mercado e estratégia de Marketing, desempenho operacional, desempenho dos colaboradores, e desempenho ambiental e de sustentabilidade social – estas métricas estão entre as mais utilizadas pelas empresas em todo o mundo.
«Para identificar os KPIs certos para um negócio é importante clarificar os objectivos e a direcção estratégica. Lembre-se que os instrumentos de navegação só são úteis se soubermos para onde queremos ir. Assim, defina primeiro a estratégia e relacione cuidadosamente os KPIs aos objectivos», salienta o artigo. Ainda, relembram, é preciso saber seleccionar as mais importantes de acordo com as especificidades de cada negócio.
Conheça a lista completa destes rácios aqui.