Os maiores desafios de Gestão de Pessoas… pelos olhos do CEO da EDP

Os temas de Gestão de Pessoas também são temas de negócio e, por isso, ocupam cada vez mais as agendas dos CEO. Quais surgem como prioritários?

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

 

A iniciar o ano, o almoço mensal de Conselho Editorial da Human Resources realizou-se na sede da EDP, em Lisboa, a convite da conselheira Paula Carneiro, directora da People & Organizational Development Global Unit da energética, contando com a presença, como convidado especial, do seu CEO, Miguel Stilwell d’Andrade. A reflexão centrou-se naqueles que são os principais desafios que se perspectivam para a gestão do capital humano que, na EDP, ultrapassa as 13 mil pessoas, dentro e fora de Portugal (em regiões como Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico).

A atracção e retenção de talento são «um desafio cada vez mais global, apesar da solidez da marca EDP em Portugal». O bem-estar é, sem dúvida, um tema cada vez mais frequente na agenda, prioridade partilhada pelos responsáveis à volta da mesa. O modelo de trabalho híbrido continua a ser um tema que carece de uma monitorização constante, sendo curioso notar que há reacções diferentes de acordo com a cultura/geografias: se nos EUA, os profissionais estão mais orientados para o remoto, em Espanha, por exemplo, regressaram naturalmente ao escritório, estando até mais do que os três dias “de referência”. Em Portugal, ainda há alguma resistência, concordam os conselheiros.

Almoço do Conselho Editorial da Human Resources, artigo publicado n.º 157, de Janeiro de 2024

Ler Mais