Os millennials e o trabalho

A geração que está a entrar agora no mercado encara novos desafios. Mas há sinais de que a Geração Y está cada vez mais desencantada com o mundo do trabalho.

Contratar talento jovem e mantê-lo é um desafio para muitas empresas. Mas a Geração Y dá sinais que a tarefa vai ser difícil, segundo estudos publicados recentemente e citados na revista Inc..

Um dos sinais desta mudança intergeracional é a relutância dos millennials em entrar no mercado de trabalho. De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, os adolescentes e jovens adultos desta geração estão a participar cada vez menos no mercado de trabalho, uma queda dos 46% registados entre 1998 e 1999 para os 33%, entre 2011 e 2013. Com um detalhe importante: o maior recuo na participação no mercado de trabalho registou-se entre os jovens provenientes de famílias mais ricas, constata a Inc., citando um especialista da Universidade de Stanford.

A revista justifica esta tendência com um desencanto desta geração em relação ao mercado de trabalho, citando um estudo da empresa de formação em liderança Virtuali: «os millennials estão menos envolvidos porque não vêem futuro no empregador actual, ao passo que as empresas estão reluctantes em investir em colaboradores jovens que podem não ficar muito tempo nos seus empregos», constata o artigo.