Os prós e contras das aplicações de videoconferência (do Zoom ao Webex, passando pelo Teams)
Com a COVID-19, a maior parte das pessoas está em casa e por isso as reuniões de trabalho, aulas e até sessões de desporto têm ocorrido por videoconferência desde que começou a quarentena. A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor analisou as aplicação mais populares que a permitem as videoconferências, e identificou prós e contras.
No passado, as reuniões à distância eram quase sinónimo de Skype. Hoje, a oferta de aplicações é vasta, e a procura, tanto de empresas como de particulares, disparou. Por exemplo, o número de utilizadores da Microsoft Teams em todo o mundo precisou de apenas três meses para mais do que duplicar, de 20 milhões para 44 milhões.
Face à popularidade destas aplicações, a Deco analisou seis das que reúnem mais fãs. A possibilidade de agregar dezenas de participantes numa reunião e facilidade de utilização são algumas vantagens das plataformas analisadas, mas também têm sido denunciados problemas de segurança. A Zoom, que entretanto se tornou muito popular, é o caso mais mediático.
Zoom com problemas de segurança
A Zoom passou de virtual desconhecida a escolha de 15 milhões de utilizadores. O sucesso terá suscitado o interesse dos piratas informáticos, e hoje a aplicação está a acusar vulnerabilidades. O perigo prende-se sobretudo com os links inseridos na caixa de conversação (chat). A Zoom, tal como outras aplicações, permite que os participantes numa reunião convidem terceiros para o evento. Estes convidados podem digitar endereços maliciosos, onde os mais incautos clicam, acabando por infectar o computador.
Na dúvida, não clique nos links, opte por copiá-los e colá-los na caixa de pesquisa do Google, para obter mais informação. Se o link remeter para a instalação de algum programa ou pedir permissões adicionais, não as aceite.
Para esta ou qualquer outra aplicação, faça as actualizações sempre que forem lançadas. E, por precaução, evite usar as aplicações de videoconferência para assuntos confidenciais. Um truque para proteger a privacidade é tapar a câmara do computador com fita-cola, sempre que não a usar.
Prós: Possui plano gratuito. Permite 100 utilizadores simultâneos. Faz a partilha de ecrãs e de aplicações. Externos podem ser convidados. Grande leque de planos pagos: Basic, Pro, Business e Enterprise. Prevê a função raise your hand.
Contras: Cada reunião só pode durar até 40 minutos. Problemas de segurança, sobretudo associados aos links escritos nas caixas de conversação (chat).
Webex Meetings
Prós: Tem versão grátis e permite até 100 utilizadores simultâneos neste plano. Reunião pode durar até 24 horas. Dá a possibilidade de partilhar ecrãs. Vários planos pagos: Starter, Plus e Business. Inclui a função raise your hand: quando um participante levanta a mão, surge um ícone junto ao seu nome, indicando que pretende falar.
Contras: A gravação de reuniões e a partilha de aplicações só são possíveis nos planos pagos.
GoTo Meeting
Prós: Elevado número de utilizadores simultâneos: 150 no plano Pro. Versão de experiência durante 14 dias. Acesso às reuniões pode ser feito via browser. Permite partilhar ecrãs e convidar utilizadores externos.
Contras: Não admite o envio de ficheiros. Sem a função raise your hand. Não permite gravar reuniões. Não tem planos grátis. Custa, pelo menos, 12,50 euros mensais ou 129 euros anuais, o que equivale a 10,75 euros por mês.
Microsoft Teams
Prós: Admite 250 utilizadores ao mesmo tempo. Possível enviar ficheiros. Reuniões acessíveis pelo browser. Permite partilhar ecrãs. Utilizadores externos podem ser convidados. Grava e transcreve as reuniões. Faz a partilha de aplicações. A partir da versão Teams 3, inclui a função raise your hand.
Contras: Na maioria dos casos, é grátis pela empresa ou pela escola. Nos restantes, o preço começa nos 5,17 euros, devido à necessidade de comprar, pelo menos, a versão Essentials do Office 365 Empresas.
Skype
Prós: Totalmente grátis. Número suficiente de utilizadores simultâneos: cinquenta. Permite o envio de ficheiros. Reunião acessível pelo browser. Externos podem ser convidados. Grava e transcreve as reuniões.
Contras: Não dá a possibilidade de partilhar aplicações. Sem a função raise your hand.
Slack
Prós: Prevê uma versão gratuita.
Contras: No plano grátis, só permite dois utilizadores (15 num pago). A partilha de ecrã só é possível em versões pagas. A videoconferência não é a principal função desta aplicação, que é mais vocacionada para a gestão de projectos e privilegia a comunicação escrita.