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Os seus colaboradores confiam em si?
A revista Forbes dá-lhe a conhecer as sete razões mais comuns para se desconfiar dos chefes.
A primeira é a falta de coragem. «Um líder que não defenda as causas em que acredita é difícil de respeitar e confiar.»
A suspeita de uma “agenda escondida” de um líder pode minar a confiança dos colaboradores. Os membros de uma equipa têm de sentir que o seu chefe está empenhado no sucesso desta – e não no cumprimento dos seus próprios objectivos.
… O que leva a outro factor de desconfiança: o egocentrismo. Quando a falta de abertura ao outro é notória e o líder foca-se exclusivamente nos seus próprios objectivos, é inevitável a alienação dos seus colaboradores.
Problemas de reputação são fatais para qualquer líder, já que feedback negativo prejudica de imediato a capacidade dos colaboradores confiarem no seu superior, à semelhança de outro factor de desconfiança: comportamentos erráticos. Só através da coerência nos seus actos é que vai conseguir o respeito alheio.
Quando os líderes não “metem as mãos na massa”, isto é, quando pouco fazem e nada provam, não lideram pelo exemplo e originam desconfianças em relação às suas reais capacidades. É preciso evitar ser considerado uma fraude.
Falta de gratidão. Para conseguir o respeito e admiração da sua equipa, é preciso respeitá-los e nunca se esquecer de recompensá-los e de agradecer-lhes de forma genuína pelos seus esforços.