Os seus filhos não largam os gadgets? Siga estas dicas para lhes diminuir a dependência tecnológica

Actualmente a tecnologia está presente em todas as áreas da nossa vida. No caso das crianças, a dependência tecnológica pode tornar-se um problema. Segundo a Unicef, 58% das crianças entre 9 e 16 anos usam a internet todos os dias por mais de uma hora.

 

É muito importante fazer com que os seus filhos percebam que a tecnologia não é má. É uma ferramenta muito eficaz na hora de aprender e, nestes tempos difíceis, de estar conectado com pessoas que estão longe. No entanto, não devem ocupar todas as suas horas de lazer com dispositivos tecnológicos.

À luz desses dados, a TP-Link disponibiliza algumas dicas para ajudar os seus filhos a desconectarem-se da tecnologia.

 

1. Limite o tempo de uso
É muito importante estabelecer horários de uso dos ecrãs. Embora o estudo geralmente esteja vinculado à tecnologia, é fundamental limitar as horas de lazer relacionadas com este tipo de dispositivos.

 

2. Promova actividades ao ar livre
A melhor maneira de as crianças esquecerem a tecnologia por um tempo é fazer todos os tipos de actividades ao ar livre. Embora na situação actual os passeios sejam mais escassos e com menos companhia, praticar desporto em família podem ser uma boa solução.

 

3. Ajude-os a encontrar um hobby “analógico”
Nem todos os hobbies devem estar relacionados à tecnologia. Ajude o seu filho a encontrar uma actividade analógica, experimentando algumas delas: artesanato, desenho, leitura, jogos de tabuleiro. Os seus filhos vão se sentir completos e ocupados a fazer algo de que gostam.

 

4. Promova “tempo para a família”
A comunicação familiar é muito importante para o bom desenvolvimento dos filhos. Com o ritmo de vida actual, isso está a tornar-se cada vez mais complicado. Reservar algum tempo para a família, como jantares sem televisão ou tecnologia, vai ajudar a família a esquecer um pouco o mundo digital.

 

5. Seja um modelo
O mais importante de tudo é dar o exemplo. Tratar dos nossos filhos enquanto prestamos atenção ao telemóvel apenas reforça a sua dependência da tecnologia.

 

Ler Mais