![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2013/10/4mundoaccentureedit.jpg)
Os sítios mais apelativos para viver e trabalhar
Expatriados analisam as vantagens de se viver em diversos países. Ásia e alguns países europeus são destacados no ranking de 2013.
O banco HSBC, no estudo Expat Explorer Survey 2013, fruto da análise da opinião de 7000 expatriados, compara as perspectivas de vida e de trabalho de 37 países.
O estudo identifica a Ásia como um dos países mais apelativos em termos financeiros, casa dos «expatriados mais bem pagos do mundo, continente onde a remuneração média dos expatriados é, pelo menos, 15% acima da média global – 74 000 dólares anuais, face a 64 000 dólares no resto do mundo».
China e Singapura continuam a ser dos destinos asiáticos mais escolhidos, com um número significativo de expatriados a revelar terem-se mudado para um destes dois países à procura de melhores oportunidades de trabalho.
Numa época de crise económica e de grande indefinição na Europa, a Alemanha e a Suíça são duas excepções à regra. Os expatriados sondados nesses dois países consideram que ambos estão a melhorar em termos de condições de trabalho e de vida. O inquérito mostra que 37% dos expatriados na Alemanha e 28% dos que vivem na Suíça sentem grandes melhorias, face a 24% no resto da Europa.
Conheça as restantes conclusões do inquérito aqui.