Para as empresas atingirem a igualdade de género, estas três medidas são fundamentais

O estudo “Women Matter” realizado pela McKinsey & Company analisou 45 empresas em Portugal e Espanha que empregam mais de 300 mil pessoas, e aponta algumas medidas que as empresas devem adoptar para se atingir a igualdade de género.

Tome nota:

Horários de trabalho flexíveis e apoio aos cuidados a crianças e/ou dependentes – 75% das mulheres considera muito importante a existência de medidas que potenciem a flexibilidade de horário para se alcançar uma maior igualdade de género.

Programas de desenvolvimento profissional – A importância é semelhante para ambos os sexos, embora as mulheres considerem os programas destinados ao apoio e acompanhamento individual através de coaching (81% das mulheres participantes consideram-nos eficazes, em comparação com 77% dos homens), e o mentoring (79% das mulheres e 73% dos homens) como particularmente eficazes.

Remuneração mais competitiva – Os sistemas de remuneração mais atractivos favorecem geralmente a retenção de talentos e equidade de oportunidades, sendo considerado por 90% das empresas inquiridas um dos factores mais importantes actualmente.