Passos para uma entrevista de sucesso
As entrevistas de trabalho, com um tempo médio de 30 minutos, representam um passo essencial para candidatos e empresas. Para a empresa este é o momento em que deve conseguir que o talento opte pela sua organização. Para o entrevistado é o passo a ser dado para conquistar o lugar pretendido.
Para que tanto entrevistador como entrevistado ultrapassem esta etapa com sucesso há que não descurar:
Pontualidade: se ao entrevistador é permitido uma tolerância de dez minutos, o entrevistado deve chegar até um pouco antes da hora marcada
Apresentação: ambos devem optar pela imagem cuidada
Postura: seja qual for o historial da organização ou do candidato, é fundamental optar por uma postura profissional ou corre o risco de passar uma imagem errada
Contacto Visual: esforce-se por manter o contacto visual entre os interlocutores
Discurso: a linguagem escolhida deve passar uma mensagem de tranquilidade, segurança e correcção
Diálogo: o ideal da entrevista é que decorra como uma conversa
Conhecimento mútuo: é vantajoso, para ambas as partes, demonstrar que se tem conhecimento sobre o candidato ou sobre a empresa a que se candidata
Todos estes aspectos deverão concorrer para que se estabeleça uma relação de empatia entre entrevistado e entrevistador. Este será o facto decisivo para garantir o sucesso, segundo o portal Sapo.