Patrícia Baptista, Cofidis: «Queremos ser uma empresa que cria experiências únicas»

Reflectindo a assinatura da marca “de Pessoas para Pessoas”, a Cofidis privilegia a experiência do colaborador e assume o compromisso diário de fomentar a colaboração, a autonomia, a confiança e a felicidade no trabalho. Essa estratégia está espelhada na nova casa, as “Natura Towers”, e numa política “Driven by Wellbeing”.

 

Por Tânia Reis

 

Presente em Portugal desde 1996, são vários os momentos que marcam a história da Cofidis. Em 2000, lançou o primeiro site e, em 2002, já fazia pré-análise dos pedidos de crédito online. «Desde a sua génese, procura ser pioneira na simplicidade dos processos de crédito e na excelência da relação-cliente», salienta Patrícia Baptista, directora de Experiência Colaborador da empresa.

Com um caminho pautado pela «construção de soluções cada vez mais ágeis para os clientes», o que permite uma gestão autónoma e simplificada dos créditos, a Cofidis lançou, em 2014, o Contas Connosco, um espaço de informação para apoiar as pessoas numa gestão mais informada da sua vida financeira. Ainda no decorrer de 2014, a aquisição do ex-Banif Mais veio reforçar a presença no mercado do crédito automóvel e alargar a oferta ao mercado. Mais recentemente, em 2021, investiu em inovação com o lançamento do CofidisPay, uma solução que permite fraccionar os pagamentos até 12 meses, sem juros nem encargos, através de um processo cem por cento digital.

 

A vertente humana da “nova casa”
Tem sido um caminho de evolução e também de transformação da marca e da empresa. Um passo importante neste âmbito deu-se em 2022, com a mudança para uma nova sede no centro de Lisboa. «As Natura Towers, com vários prémios de sustentabilidade, representam o que pretendíamos para a Cofidis Portugal: um equilíbrio entre tecnologia, saúde, bem-estar e ambiente», revela Patrícia Baptista. E marca uma nova etapa, na forma como trabalham para que «as Natura façam parte da vida dos colaboradores e da comunidade».

Para tal, a organização definiu três grandes eixos de actuação: a sustentabilidade, a abertura à comunidade, e a transformação. «Queremos ser uma marca cada vez mais activa, relevante na vida das pessoas, e que cria sinergias, ao colocar ao serviço da comunidade os seus escritórios; ser uma empresa que cria experiências únicas, capaz de impulsionar o bem-estar das pessoas e que contribua para o desenvolvimento da sociedade», reiterou.

Na verdade, da mesma forma que colocam «o cliente no centro da estratégia», no que diz respeito aos colaboradores, a Cofidis privilegia «a experiência do colaborador e assume o compromisso diário de fomentar a colaboração, a autonomia, a confiança e a felicidade no trabalho», reflectindo a assinatura da marca “de Pessoas para Pessoas”. Nesse contexto, todas as iniciativas levadas a cabo pretendem envolver activamente os colaboradores através da partilha da estratégia de negócio, dos objectivos, dos resultados e dos grandes desafios da empresa. Acreditam que «estes aspectos são especialmente relevantes para a motivação diária das suas equipas».

Essa vertente humana está também espelhada no projecto da “nova casa”. Começaram por desenvolver uma «workplace strategy em conjunto com os colaboradores», que participaram na escolha dos nomes das salas e dos materiais, e as Natura Towers foram desenhadas à medida, para que cada pessoa encontre o local que se adapta às suas necessidades. «Mais de 97% dos colaboradores tiveram voz em diversos momentos deste projecto» e, para a directora de Experiência Colaborador, esse envolvimento e participação contribuem para a fidelização dos profissionais e constituem «grande motivo de orgulho para as equipas que estiveram envolvidas».

Consequentemente, «50% dos espaços são zonas dedicadas à colaboração, co-criação, criatividade, lazer, saúde e bem-estar, respondendo às preocupações dos colaboradores», bem como aos desafios de trabalhar em open space, tirando partido disso, faz notar Patrícia Baptista.

A tecnologia e os espaços disponíveis permitem colaborar à distância como se as equipas estivessem juntas, «estar sozinhos mesmo estando rodeados de pessoas, e relaxar tal como no conforto de casa, com espaços de meditação, salas de silêncio, workcafé, restaurante, esplanada, espaços de jogos, de convívio e ginásio».

Além da “silence room”, disponibilizam ainda uma sala de amamentação, um espaço valorizado que já existia nos edifícios anteriores desde 2017, e que adveio da necessidade sentida de apoiarem mais «a transição de mães que vinham de licença de maternidade» e para as quais reconhecem «o desafio de conciliar a amamentação e o regresso ao trabalho».

Com um feedback dos colaboradores «muito positivo», a gestora realça que esta mudança «veio provar, precisamente, que os novos escritórios oferecem condições únicas de trabalho e uma experiência diferenciadora», que lhes permite adoptar uma nova forma de trabalhar, colaborar e comunicar, e, ao mesmo tempo, um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional através dos vários espaços. «Para todos nós, tem sido uma nova experiência de vida, e as Natura Towers são muito mais do que um escritório.»

A organização dos novos edifícios está «centrada na criação de “clusters” por afinidade de funções», um modelo acelerador da colaboração que ambicionam ser cada vez mais transversal, e que representa a principal oportunidade da “nova casa”.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Abril (nº. 148) da Human Resources, nas bancas. 

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais