Pedro Henriques, Siemens Portugal: «Um propósito bem internalizado é um aliado na atracção e retenção de talento»

Na análise aos resultados da 51.ª edição do Barómetro da Human Resources, Pedro Henriques, responsável pelo People and Organization da Siemens Portugal, salienta que «um propósito bem internalizado é um aliado no desafio actual de atracção e retenção de talento, principalmente nas áreas com maior procura no mercado de trabalho».

 

«Não há dúvida de que enfrentamos grandes desafios colectivamente: económicos, geopolíticos e ambientais. Desafios esses que só serão resolvidos se trabalharmos em ecossistemas fortes, que promovam a colaboração, impulsionem a inovação e ajudem a moldar um futuro do qual todos nos possamos orgulhar.

É assim, com agrado, que vejo os resultados deste Barómetro ao nível do propósito da empresa, com a esmagadora maioria dos inquiridos a ter um propósito claramente definido e conhecido pela maioria dos colaboradores.

Também é assim na Siemens: o nosso propósito é criar e desenvolver tecnologias que permitam aos clientes concretizar os seus objectivos de digitalização e descarbonização e, assim, transformar as indústrias que formam a espinha dorsal da nossa economia – indústria, infra-estruturas de energia, edifícios, mobilidade e saúde – e resolver os problemas mais prementes da actualidade, como a construção de um futuro sustentável e o combate às alterações climáticas.

Um propósito bem internalizado é um aliado no desafio actual de atracção e retenção de talento, principalmente nas áreas com maior procura no mercado de trabalho, tal como também reflectem os resultados deste Barómetro. Mas não é o único – a promoção de um ambiente que promova a tolerância, a abertura e o respeito, bem como a diversidade e inclusão, a par de uma mentalidade de crescimento e de uma aprendizagem contínua (upskilling e reskilling) são cruciais para que nos mantenhamos relevantes e não sejamos ultrapassados – e isto é tão válido para as pessoas, como é para as empresas.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Fevereiro (nº.158) da Human Resources, no âmbito da LI edição do seu Barómetro.

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