Perguntaram a Warren Buffett e Bill Gates qual o segredo do seu sucesso e ambos deram exactamente a mesma resposta

Numa reunião, pediram aos conhecidos bilionários Warren Buffett e Bill Gates que escrevessem numa folha de papel o segredo do seu sucesso numa palavra. Ambos deram a mesma resposta: foco.

«Aquilo que fazemos obsessivamente entre os 13 e os 18 anos é o que temos mais probabilidades de ser os melhores», disse Gates numa entrevista em 2016.

No seu caso dele, estava obcecado por código – o que funcionou bastante bem. Gates foi cofundador da Microsoft e tornou-se milionário aos 20 anos. É a sexta pessoa mais rica do planeta, de acordo com a Forbes, com um património líquido de cerca de 104 biliões de dólares.

Quando Buffett foi entrevistado pouco depois pela CNBC, perguntaram-lhe o que o obcecava quando era adolescente. «Eu estava muito interessado em investimentos», respondeu.

Quando tinha 11 anos, em 1942, Buffett recorda que agarrou nas suas poupanças, 114,75 dólares, e fez o seu primeiro investimento, comprando três acções da empresa de petróleo e gás Cities Service (agora Citgo).

Desde então, a sorte sorriu-lhe e Buffett é conhecido como um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos. Aos 93 anos ainda gere a multinacional Berkshire Hathaway, que possui dezenas de marcas como a Duracell e a rede de restaurantes Dairy Queen. E ocupa o quinto lugar no índice da Forbes, com um património líquido de cerca de 106 biliões de dólares.

Buffett contou à CNBC a história do pai de Gates que reuniu um grupo de homens e pediu que partilhassem uma palavra que descrevesse o sucesso de cada um. Buffett e Gates escreveram a mesma coisa, sem saberem a resposta um do outro com antecedência.

«Ele estava focado em software, eu estava focado em investimentos. Deu-me grande vantagem começar muito jovem, sem sombra de dúvidas», disse Buffett.

Se deseja seguir o mesmo espírito, mas a adolescência já lá vai, a Moneywise partilha três formas de focar a sua estratégia de investimento na construção de riqueza.

Comece cedo e mantenha-se focado

Quanto mais cedo começar a investir, melhor será. Esse é provavelmente o conselho de investimento mais ouvido, e é algo que Buffett e Gates defendem.

Existem muitas formas de investir. O importante é manter o foco, a partir do momento em que começar a fazê-lo. E lembre-se, quanto mais tempo tiver para ganhar juros, maiores serão as recompensas que verá.

Foque-se na qualidade e no valor

Buffett é um conhecido defensor do investimento em valor e, normalmente, procura empresas com potencial de ganhos no longo prazo, lucros consistentes, bom fluxo de caixa e baixo endividamento.

Também gosta de manter acções de alta qualidade por um longo período e, em 1996, escreveu na sua carta aos accionistas: «Se não estiver disposto a ter uma acção durante 10 anos, nem pense em tê-la durante 10 minutos.»

Foque-se em aprender e melhorar

É provável que, ao longo da sua carteira de investimentos, tenha ganhos e perdas. A pergunta a ser feita é: como transformar os meus erros de investimento do passado em sucessos no futuro?

Até mesmo grandes investidores como Buffett cometeram erros. Na assembleia anual de accionistas da Berkshire Hathaway em 1997, Buffett admitiu ter cometido “erros de omissão”, onde teve a oportunidade de investir em negócios atractivos, mas não o fez.

Charlie Munger, parceiro de negócios de longa data de Buffett e vice-presidente da Berkshire Hathaway, disse que «as pessoas precisam de aprender a ter coragem e inteligência para avançar de forma importante quando as oportunidades raras surgirem».

Como nem todos têm conhecimentos de investimento para aproveitar essas oportunidades, para obter alguma vantagem, deve considerar trabalhar com um consultor financeiro profissional que possa ajudá-lo a navegar no mundo dos investimentos.

Ler Mais