Peugeot Citroën anuncia perdas de 819 milhões de euros

A PSA Peugeot Citroën comunicou ter registado perdas líquidas de 819 milhões de euros no primeiro semestre de 2012, face ao lucro líquido de 806 milhões de euros nos primeiros seis meses do exercício transato.

Dependente do mercado europeu e com o sector em contração, a maior construtora automóvel de França e a segunda na Europa (a seguir à alemã Volkswagen), tinha já anunciado este mês que vai avançar com a eliminação de 8 mil postos de trabalho e o encerramento de uma fábrica em França, num plano de cortes de custos de 1,5 mil milhões de euros até 2015.

Esta será a primeira vez, em 20 anos, que encerra uma fábrica do sector automóvel em França. François Hollande considerou a decisão da empresa “inaceitável”.

A multinacional pretende ainda reduzir 550 milhões de euros de investimento e gerar mais de 350 milhões através da aliança com a parceira americana General Motors.