PHC Open Minds regressa em formato hibrido e debate a nova geração de ferramentas de gestão de pessoas

A PHC Software promove entre hoje e amanhã o seu evento anual do ecossistema de parceiros apelidado PHC Open Minds.

Este ano o evento decorre de forma híbrida, sendo produzido simultaneamente para uma plateia exclusiva e a restante online. Ao longo dos dois dias serão apresentadas todas as novidades PHC para o ano, uma delas incide sobre a nova geração de ferramentas de gestão de pessoas.

«Para a PHC Software, existem cinco factores para as empresas terem sucesso», refere Rogério Canhoto, Chief Business Officer da PHC Software, especificando depois cada um deles, «bem-estar; a aposta no potencial dos colaboradores; super-equipas; a utilização de dados em tempo real; e a redefinição do papel dos recursos humanos».

Rogério Canhoto, avança que existem três obstáculos, «o excesso de prioridades, a falta de preparação e a falta de visão para o futuro».
«Para dar resposta a estes desafios, foram criadas duas soluções neste sentido», esclarece o Chief Business Officer da PHC Software.

 

«Actualmente, para as empresas atingirem o sucesso da gestão do capital humano é necessário atrair e reter talento, aumentar a produtividade e não gastar tanto tempo em tarefas administrativas – de modo a ser possível dedicar atenção às pessoas», refere Armando Gaspar – Senior Product Specialist.

A nova solução de Human Capital Management da PHC Software pretende tornar o recrutamento e a avaliação de desempenho mais fácil, em todas as suas vertentes.

A ideia por detrás desta solução é, não só facilitar processos, como também devolver analytics cruciais ao processo de gestão de pessoas e, consequentemente, do negócio.

Para os responsáveis da PHC as vantagens do HCM passam pela «poupança de tempo, libertar os profissionais para outras tarefas, garantir vencimentos e processos controlados», afirmam, acrescentando ainda o «sistema de avaliação 360º eficaz, proporciona um recrutamento sem burocracia e com a melhor experiência, permite a gestão completa das obrigações fiscais, centralizando toda a informação e gestão de Recursos Humanos, disponibilizando ainda people analytics».

Com a crescente exigência de velocidade que é feita às empresas, a gestão de recursos humanos tem um papel cada vez mais crítico no atingir das metas dos negócios. Novas formas de fazer negócio requerem novas formas de envolver as pessoas. Rapidez, flexibilidade e inovação são alcançáveis unicamente quando estratégias efetivas de gestão do capital humano suportam os objetivos das empresas. De igual modo, é fundamental ser eficaz na captação de novos valores.

«Na solução PHC CS Recrutamento é possível monitorizar candidaturas e entrevistas, criar um portal do candidato, dar feedback ao candidato e enviar e-mails automáticos do processo», afirma, «a plataforma permite, através dos dados colocados, perceber qual o tempo médio de recrutamento, a evolução do número de candidatos, a eficácia das entrevistas e o recrutamento ou departamento com maior número de candidaturas».

Mas o PHC CS Recrutamento «faz mais do que apenas disponibilizar uma plataforma para as empresas exporem a informação relacionada com os seus recrutamentos, uma vez q possibilita também que os candidatos apresentem as suas candidaturas online e concorram, sem esforço, às vagas disponíveis».

No módulo PHC CS Careers, as avaliações são o mais importante. «Nele pode ser feita a avaliação de desempenho, de líderes, de pares e mesmo a autoavaliação», revela, «este registo permite medir a evolução dos candidatos e da sua satisfação. Com esta ferramenta, não só se avalia as necessidades reais de formação, como vai potenciar o desenvolvimento gradual dos seus colaboradores e ainda promover o recrutamento interno».

Por outro lado, com a integração do PHC CS Happiness, «é possível, pela primeira vez, gerir a felicidade da empresa, medindo o happy score dos colaboradores, bem como divulgar a cultura e valores». Neste sentido, «permite também o seguimento do happy score, seja ele por antiguidade ou por top 10, bem como comparar este resultado à percepção do líder».

 

Atração de talento e recrutamento

  • PHC CS Recrutamento: monitor de candidaturas, portal do candidato, CVs anexados, monitor de entrevistas, imagem da marca, feedback ao candidato, gestão de back-office RH, e-mails automáticos
  • Business Analytics: tempo médio de recrutamento, evolução do número de candidatos, recrutamento com mais candidaturas, eficácia de entrevistas, departamento com mais candidaturas, entrevistas concretizadas, novos utilizadores no portal

 

Liderança e desenvolvimento

  • PHC CS Careers: portfólio de formação, avaliação de desempenho, avaliação de líderes, avaliação de pares, integração na agenda, gestão de formação, autoavaliação, plano de onboarding
  • Business Analytics: tempo médio de recrutamento, evolução do número de candidatos, recrutamento com mais candidaturas, eficácia de entrevistas, departamento com mais candidaturas, entrevistas concretizadas, novos utilizadores no portal

 

Cultura e bem-estar/Agilidade no trabalho

  • PHC CS Happiness: Recursos Best@Work, Medição de Happy Score, Broadcast TV e dashboards, Cultura e valores, Gestão da felicidade, calendário de eventos, Integração PHC Notify, Posts e artigos, Gestão de trabalho, Rede colaborativa, Kanban e Gantt, Tarefas e passos
  • Business Analytics: Happy Score por antiguidade, Happy Score vs perceção do líder, Happy Score Colaborador Top 10, Inscrições em eventos, Número médio de reuniões por líder

 

Gestão administrativa e payroll

  • PHC CS Vencimentos: RU via webservice, SEPA via webservice, Obrigações fiscais, Cálculo
    a saída, Segurança Social Direta, Emissão de vencimentos
  • PHC CS Colaborador: Homepage com portal de colaborador, Serviços no perfil do utilizador, Marcação e troca de férias, Marcação de faltas, Introdução de despesas, Self-service de formação
  • Business Analytics: Entradas e saídas, Evolução dos vencimentos, Vencimentos por antiguidade, Contratos a terminar, Evolução de faltas e férias

 

Por norma e para uma gestão bem-sucedida e de excelência, a empresa tem que se focar em duas áreas: Business as usual e Estratégia.

Mas porque é que tipicamente falham as estratégias nas empresas?

Primeiro 87% dos colaboradores não se lembram da estratégia definida a meio do ano. Em segundo lugar, a gestão é feita from the top-down, e as pessoas não se envolvem com pessoas de diferentes níveis na empresa. E finalmente a dificuldade de foco. É difícil que todos os colaboradores “remem” na mesma direção, pois nem todos conseguem focar nos objetivos que levam à execução da estratégia definida.

Qual é a solução para este desafio?

OKR – objective and key results: Forma ótima de gestão por objetivos, é um conceito simples, mas de implementação complexa. Mas a eficácia sobe se possuir software para ajudar.

  • Simples – objetive, key result e iniciativas;
  • Top down e bottom up – alinham a estrutura toda;
  • Check-in regular – são fortemente acompanhados;
  • Debrief – tornam a empresa ágil com aprendizagem continua.

Este método de liderança e medição de resultados começou na Intel, passou para a Google e está hoje em milhares de empresas. O sucesso do mesmo está comprovado, pois os impactos nos resultados de uma equipa melhoram em 19% e o investimento em tempo da equipa também sobe.

Os benefícios dos OKRs passam por uma organização ágil a reagir e decidir mais rápido com toda a sua equipa motivada, gerando:

  • Foco
  • Alinhamento
  • Agilidade
  • Transparência
  • Responsabilização e envolvimento

A sugestão de gestão neste sentido e a nova organização da PHC Software passa por gerir o Business as usual com a excelência na execução gerida por KPIs e monitorizar a estratégia com a agilidade total propagada com OKRs.

No módulo Equipa e Happiness do HCM estão disponíveis as funcionalidades de OKR. O software contempla diversas funcionalidades:

  • Definição das equipas
  • Registo dos OKR e iniciativas
  • Registos dos KPI e iniciativas para acompanhar o business as usual
  • Checkin’s
  • Dashboards e monitores de acompanhamento global

 

 

Ler Mais