
PME querem apoio de um banco na internacionalização
Um quarto das pequenas e médias empresas portuguesas tenciona recorrer à ajuda de uma instituição bancária para suportar projectos de entrada em mercados externos, revela estudo da AICEP e da Deloitte.
Os resultados do “PME Levantam Voo” mostram que 9% dos gestores deste tipo de negócios já tinham em 2014 experienciado a internacionalização com o apoio de um banco. Em 2012, altura da primeira edição deste estudo, apenas 6% revelavam já ter usado os serviços do banco para esse fim.
Ainda assim, em ambos os anos, a maior parte dos inquiridos conduziam as operações de entrada em mercados externos individualmente, demonstrando a resistência de muitos gestores à aceitação de apoio bancário para a prossecução deste tipo de projectos.
O estudo evidencia ainda a crescente apetência para recorrer a um banco em detrimento da procura de apoio de consultadoria. 23% dos inquiridosjá tinham experiementado este útlimo apoio em 2014 e apenas 21% pretendiam repetir a escolha no futuro. Por outro lado, 25% dos gestores alegavam tencionar de recorrer à banca.