Pode não acreditar, mas Portugal foi o país onde se compraram mais livros. Descubra as categorias preferidas dos portugueses

Num ano marcado pela subida dos preços dos livros e uma quebra generalizada das vendas por toda a Europa, Portugal foi o mercado que registou o maior crescimento, quer na receita (+16,2%), quer na venda de livros físicos (+12,8%). Os mais recentes dados da GfK, destacam ainda Portugal como o país que mais aumentou o preço (+3%) dos livros.

 

Todos os mercados livreiros analisados (Bélgica, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha e Suíça) observaram um aumento do preço médio dos livros. Em Portugal, o valor situa-se nos 13,75 euros, sendo os títulos mais dispendiosos os de não ficção (16,3 euros) e ficção (15,6 euros). Apesar de ter sido o país onde a importância mais subiu, é nos Países Baixos e na região da Flandres, na Bélgica, que os leitores encontram custos médios mais elevados, 15,78 euros e 15,48 euros, respectivamente.

No que às receitas diz respeito, a Portugal segue-se os Países Baixos e Espanha, com uma variação positiva na receita de 3,2% e 1%, respectivamente, registando os melhores resultados desde 2006. Atrás fica Itália, o último mercado a registar uma taxa de crescimento positivo (0,2%).

Apesar do ligeiro aumento do preço médio dos livros, grande parte dos países em análise verificaram quebras na venda de livros físicos, nomeadamente a Alemanha (-1,8%), França (-3%), a Suíça (-3,6%), e as regiões Flandres (-2,3%) e de Valónia (-6%), na Bélgica.

Relativamente a tópicos de leitura, na maioria dos países analisados, incluindo Portugal, as categorias de livros que demonstraram uma variação excepcional no crescimento das vendas globais foram os guias de viagens, com uma subida de pelo menos 30% em todos os países em análise. Esta procura reflecte a vontade de viajar por parte dos leitores, condicionados por dois anos de pandemia. Também os estilos Bandas Desenhadas e a Banda Desenhada Japonesa (Manga) apresentaram um elevado aumento na sua procura, seguindo a tendência do ano anterior.

O consumo de literatura em língua inglesa verificou, igualmente, uma grande popularidade. Os títulos mais lidos no último ano demonstraram ainda que a ficção teve um melhor desempenho do que a não-ficção. Além de romances e thrillers, o interesse pelo segmento New Adult também cresceu. A GfK destaca ainda que os temas relacionados com a Rússia, a crise climática e os guias de estilo de vida foram os temas mais vendidos.

Esta análise da GfK é baseada em dados de vendas de livros físicos, durante o ano de 2022, incluindo eBooks (quando disponível) usando dados dos mercados da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Portugal e Suíça. Em Portugal, o painel GfK audita as vendas ao consumidor final de uma amostra representativa, composta maioritariamente por retalhistas da grande distribuição (especializados e não especializados), com uma cobertura estimada de aproximadamente 85% do mercado, incluindo campanhas, títulos exclusivos de determinado retalhista e vendas onde não é possível identificar o ISBN.

Ler Mais