Por que é Portugal hoje um país rico a nível mundial mas pobre no contexto europeu?

Amanhã, dia 26 de Março, pelas 17h00, o Iscte Executive Education será o palco da apresentação do livro “As causas do atraso Português”, do economista e historiador da Universidade de Manchester, Nuno Palma.

 

Porque é Portugal hoje um país rico a nível mundial, mas pobre no contexto europeu? Quais são as causas e o contexto histórico do atraso? Como chegámos aqui, e o que pode ser feito para melhorar a situação? Estas são algumas das perguntas a que o autor procura responder neste livro.

«Quase todas as análises ao estado do país feitas na praça pública pecam por miopia: como desconhecem a profundidade histórica do atraso, fazem erros sistemáticos e anunciam diagnósticos inúteis, quando não prejudiciais. Quem discursa tem também frequentemente um marcado enviesamento político e não declara os seus conflitos de interesse. […] Na verdade, para refletirmos bem sobre presente e os futuros possíveis, temos de começar por compreender o nosso passado. Para que um futuro melhor seja possível, temos de considerar de forma ponderada os fatores que explicam – e os que não explicam – o atraso do país. Este livro tem esse objectivo», lê-se na sinopse.

Para assistir à apresentação, presencialmente ou online, inscreva-se aqui.