Por uma L’ Oréal mais digital

Ser referência no digital é, para a L’ Oréal Portugal, um imperativo de negócio, com implicações claras na Gestão de Pessoas. Assumem-se como uma beauty tech company.

 

Hoje, o digital é um forte impulsionador para a transformação das empresas, no que diz respeito à forma de operar. Mónica Serrano, chief Marketing Officer (CMO) da L’ Oréal Portugal, não tem dúvidas de que é cada vez mais importante ter uma visão digital alargada dentro das organizações, principalmente na L’Oréal, que se assume como uma beauty tech company.

Sobre a importância do digital na empresa, a CMO do grupo em Portugal afirma: «A nível mundial, o grupo L’Oréal desenvolveu a sua estratégia digital com base em três números: 20/ 50/ 100 – 20% das vendas vão ser provenientes de e-commerce; 50% da nossa comunicação deve ser personalizada, através da utilização de data para alimentar o nosso CRM [customer relationship management] e a nossa publicidade digital; 100% das nossas marcas devem ser verdadeiras love brands, e só o conseguimos através do desenvolvimento de um relacionamento contínuo com o nosso público.» Neste contexto – continua Mónica Serrano, «precisamos que o digital esteja cada vez mais presente na nossa cultura e no programa de formação dos nossos colaboradores. Acreditamos que o talento digital e uma organização bem preparada serão verdadeiros enablers para o sucesso desta transformação».

Por sua vez, Clara Trindade, directora de Recursos Humanos da L’ Oréal Portugal, destaca: «Sermos referência no digital é um imperativo de negócio com implicações claras na gestão de pessoas. Como incubadora e aceleradora de talento, está no core da nossa agenda a capacidade de atracção de perfis especialistas bem como garantirmos planos fortes, disruptivos e customizados de upskilling digital.»

Mais… «É neste sentido que se tem construído e aplicado um programa robusto de upskilling digital na L’Oréal Portugal», salienta Pedro Marcelino, Analytics & Precision Ad manager da L’ Oréal Portugal e responsável pelo programa. «Desenvolver as competências digitais é hoje obrigatório para as equipas de Marketing e Comunicação da organização, mas não só para estas áreas! Durante o primeiro semestre de 2019, foram realizadas 10 sessões de formação digital, onde contámos com 15 formadores e mais de 60 formandos.» O programa de upskilling digital actual está dividido em dois pilares: um teste (CM1) e um plano de sessões de upskilling.

O CM1 assume-se como o “D-Mat” (Digital Mat) e é uma ferramenta de aprendizagem, desenvolvida pela General Assembly e utilizada pelo grupo L’Oréal mundialmente, para avaliar periodicamente as competências de um marketeer na era digital. Todos os colaboradores das áreas de Marketing e Comunicação da L’Oréal, mundialmente, realizam este assessment. Os resultados são completamente anónimos e pessoais e o objectivo é identificar pontos fortes e necessidades de aprendizagem, de forma a que cada um tenha plano e acompanhamento personalizado, de acordo com os resultados.

O segundo ponto do programa – o plano de sessões de upskilling digital – traduz-se num plano de sessões agrupadas por determinado tipo de dinâmicas ao longo do ano. Este é construído com base no panorama digital da L’Oréal, nas tendências online do mercado e nos resultados do CM1, tendo como objectivo garantir que os marketeers da L’Oréal estão no topo em termos de competências digitais.

Faz também parte deste programa o acompanhamento da situação digital de cada marca e a partilha de boas práticas entre marcas dentro do grupo. Adicionalmente, é fundamental que o upskilling digital não seja feito apenas durante as sessões de formação a L’ Oréal Portugal tem uma equipa interna preparada para auxiliar e esclarecer dúvidas sobre temas digitais durante todo o ano.

Este artigo foi publicado na edição de Julho/Agosto da Human Resources.

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