Porque é que valores empresariais fortes são essenciais para atrair a próxima geração de profissionais?

Mais de dois terços, cerca de 68%, dos trabalhadores no Reino Unido, França, Alemanha e Irlanda consideram importante trabalhar para empresas que estão alinhadas com os seus valores, segundo novas pesquisas do LinkedIn que envolvem quase 10.000 profissionais em todo o mundo.

 

Já nos Estados Unidos da América (EUA), este valor sobe para 87% e, no Brasil, para 85%. Valores como o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, crescimento e aprendizagem na carreira e ainda diversidade e inclusão, são o que mais pesam para os trabalhadores, de acordo com o Fórum Económico Mundial.

Apesar do actual clima económico onde o custo de vida mais elevado e o potencial de despedimentos estão a afectar milhares de pessoas, mais de metade, cerca de 59%, dos profissionais na Europa dizem que não trabalhariam para uma empresa que não partilha os seus valores e nem mesmo um aumento salarial os faria mudar de ideias.

O mundo do trabalho tem assistido a enormes perturbações nos últimos anos, desde a pandemia causada pela Covid-19 até à incerteza económica contínua que as empresas enfrentam, o que levou muitos a reavaliar a sua relação com o trabalho, questionando não só a forma como trabalham, mas também a razão.

Esta tendência tem-se reflectido no ‘despedimento silencioso’ – quando os trabalhadores só desempenham as funções para as quais são pagos e nada mais – e ainda no ‘despedimento rápido’ – quando os colaboradores optam por se despedir após um ano na organização devido a uma variedade de razões, tais como o papel não corresponder às suas expectativas ou esgotamento.

Gerações mais jovens estão a liderar

Os Gen Z, dos 18 aos 25 anos, e os Millennials, dos 26 aos 41 anos, estão a conduzir esta mudança, com quase 9 em 10 na Europa a revelar que deixariam um emprego para trabalhar num lugar que corresponda melhor aos seus valores, em comparação com 7 em 10 Gen Xers, dos 42 aos 57 anos. Além disso, 60% dos Gen Zers e Millennials afirmam que os valores são um factor de destaque quando consideram as oportunidades de emprego.

Embora o salário vá ser sempre importante para quem procura emprego, os valores da empresa estão a tornar-se cada vez mais um aspecto que leva ao fim de acordos ou dificulta entendimentos a nível profissional. Actualmente, os colaboradores optam por trabalhar para empresas que partilha os seus valores e não estão dispostos a comprometer o que mais lhes interessa.

As empresas estão a tomar nota, o que se comprova através dos anúncios de emprego para quem está no início de carreira no LinkedIn, onde os valores e a cultura das empresas de referência aumentaram 154% nos últimos dois anos, reflectindo assim o mercado de trabalho apertado e a importância crescente dos valores das empresas para as gerações mais jovens.

Em particular, os anúncios de emprego referentes ao equilíbrio entre a vida profissional e pessoal aumentaram 65% durante esse período, com cada vez mais anúncios de emprego a mencionar valores como cultura, flexibilidade e bem-estar.

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