
Portugueses têm nível alto no inglês
O País posiciona-se no 13.º lugar do último ranking mundial “EF English Proficiency Index”. Face ao ano passado, subiu oito posições, aproximando-se dos países com maior proficiência de inglês na Europa.
A 5.ª Edição do “Education First English Proficiency Index” envolveu este ano 70 países e 910 mil alunos de inglês adultos em todo o mundo. Os países europeus, particularmente os do norte, continuam a superar outras regiões, ocupando os 10 lugares de topo do ranking. A Suécia, Holanda, Dinamarca, Noruega e Finlândia ocupam as cinco primeiras posições, liderando o ranking, à semelhança de 2014.
O nível de inglês em Portugal subiu substancialmente em 2015, ficando muito próximo do top 10 e passando de um nível moderado, em 2014, para um nível alto. O relatório mostra que tem havido uma melhoria significativa da proficiência de inglês em Portugal desde 2007, mantendo-se um nível de crescimento regular em comparação com os países vizinhos. Em relação ao ano passado, Portugal foi o 3.º país com maior crescimento ao nível de proficiência de inglês.
O estudo, divulgado anualmente pela Education First, empresa especializada em Educação Internacional, demonstra ainda uma correlação positiva entre as competências da língua e factores socioeconómicos, nomeadamente o desenvolvimento e situação económica, internacionalização e exportação, desenvolvimento dos negócios, qualidade de vida, educação pública e tecnologia. A pesquisa também conclui que o inglês é cada vez mais uma competência nuclear na procura de emprego e nas carreiras profissionais.