Portugal é estratégico para as empresas francesas, revela director do Business France em Portugal e em Espanha

No Senado francês começou um Fórum de Negócios entre 200 empresas francesas e portuguesas que querem conhecer-se e cooperar mais, com Portugal a colocar-se como um país central para as empresas gaulesas em tecnologia e ambiente.

«Hoje em dia, Portugal é central para o desenvolvimento das empresas francesas na Europa, porque Portugal é um dos países com maior taxa de crescimento, entre 6 a 7% este ano, e muitas empresas querem desenvolver-se nos mercados lusófonos, sendo uma plataforma para os restantes países de língua oficial portuguesa», explicou Richard Gomes, director do Business France em Portugal e em Espanha, em declarações à Agência Lusa.

O Business France é o equivalente da AICEP em Portugal, sendo um órgão oficial da administração gaulesa com cerca de 70 escritórios espalhados no Mundo para promover as empresas francesas e o investimento em França.

O Fórum de Negócios é uma iniciativa do Business France integrado na Temporada Cruzada entre França e Portugal que, desde Fevereiro, tem aproximado os dois países.

«Neste ano de 2022, há uma relação especial entre França e Portugal e hoje é uma oportunidade de desenvolver as relações entre os dois países, procurando complementaridades quer seja no ambiente, na tecnologia, nas relações entre as pessoas, e, no Senado, é importante mostrar esta ligação aos territórios que se desenvolvem através da cooperação das nossas empresas», afirmou Louis-Jean de Nicolay, senador da região de Sarthe e presidente do grupo de amizade entre a França e Portugal no Senado.

Entre os intervenientes que hoje estiveram no Senado francês para falar sobre as relaçoes entre Portugal e França estiveram o presidente do Senado, Gérard Larcher, os embaixadores de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, e a embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont, assim como empresários, advogados e consultores de empresas francesas e portuguesas.

Com França a posicionar-se como o segundo cliente de bens a Portugal e o primeiro cliente a nível de serviços, os empresários franceses procuram agora novas oportunidades nomeadamente através do Plano de Recuperação e Resiliência e apostando em parcerias com empresas nacionais.

«As empresas francesas não estão só à procura de um distribuidor ou um fornecedor em Portugal, estão à procura de parcerias tecnológicas ou financeiras e mesmo em países terceiros, como o Brasil», explicou Richard Gomes.

Este Fórum serve também para colocar as empresas em contacto, com encontros bilaterais promovidos em B2B.

Para Richard Gomes, mesmo com um mercado já conhecido para as empresas francesas, continua a ser importante ter interlocutores em Portugal devido à língua, mas também à cultura.

«Há uma dificuldade que as empresas francesas nos falam muito em Portugal que tem a ver com a dificuldade que as empresas portuguesas têm de dizer não, ficando depois complicado perceber se o negócio deve avançar ou não e nós temos de descodificar estas questões culturais», detalhou.

O escritório da Business France continua a crescer em Portugal, adicionando já em Novembro mais um colaborador ao seu escritório em Lisboa.

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