Portugal é o sexto país no mundo com maior percentagem de mulheres empresárias

De acordo com a mais recente edição do Mastercard Woman Index, mostra que Portugal é o sexto país no mundo com mais mulheres empresárias (32,2%).

 

Portugal subiu uma posição no ranking dos países no mundo com maior percentagem de mulheres empresárias, passando à frente de países como Espanha, Itália ou Irlanda.

Apesar do país obter um bom resultado num conjunto de indicadores como o modelo de governação ou a participação das mulheres em trabalhos especializados ou técnicos, existem, ainda, algumas áreas em que pode progredir face à média global das economias avançadas, nomeadamente no acesso a produtos financeiros, na competitividade ou no ambiente empresarial, indicadores que remetem Portugal para a 22º posição do ranking global, uma posição atrás da Polónia(21º), Espanha (15º), Bélgica (14º), Irlanda(12º), França (11º), e à frente de países como a República Checa (39º) ou Itália (43º).

Já quando analisada a percentagem de mulheres gestoras de empresas, Portugal assume uma posição dianteira (37,4%) – à frente da Irlanda (35,7%), França (34,6%) ou Alemanha (29,7%)-, mas também em indicadores como a percentagem de mulheres em trabalhos especializados e técnicos (52,5%) superior à participação em outros países como a Dinamarca (50,3%), Alemanha (52%), Irlanda (51,4%) ou Espanha (49,7%), encontrando-se ainda na 15ª posição ao nível da participação feminina na força global de trabalho.

Duas das áreas em que Portugal está significativamente abaixo da média global é no acesso das mulheres empresárias a produtos financeiros (31º) – muito distante de economias como o Reino Unido (9º), a Alemanha (11º), a França (13º) ou a Dinamarca (15%), e seis pontos abaixo da Irlanda -, mas também no apoio a PMEs, ao ocupar a 32º posição, a 14 pontos de Espanha e a 10 da Irlanda.

Apesar disso, no que respeita a condições empresariais, Portugal apresenta uma melhor posição em resultado, sobretudo, da boa qualidade da gestão empresarial, apesar de estar ainda longe da média em domínios como a competitividade, percepções culturais do empreendedorismo e quadro geral empresarial.

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