Portugal entre os países da UE com menos empregos disponíveis

Número de casais desempregados disparaO País está em quarto lugar entre os países com menos vagas de emprego disponíveis. Nos 28 países da União Europeia, a taxa foi de 1,6%.

Portugal registou no primeiro trimestre de 2014 uma taxa de emprego disponível de 0,6%, a quarta mais baixa no conjunto dos 28 países que compõem a União Europeia, segundo nota divulgada hoje pelo Eurostat.

Esta é a primeira vez que o instituto europeu de estatística publica informação relativa a este indicador, não ajustado a variações sazonais, que mede a proporção do número total de postos de trabalho ainda sem ocupação.

Portugal está distante do país que lidera a tabela, a Alemanha, que registou nos primeiros três meses deste ano uma taxa de emprego disponível de 2,9%. Seguem-se o Reino Unido, com 2,1% e a Bélgica, com 2%.

No reverso da medalha, Chipre figura em último lugar com 0,2%, seguido da Polónia, com 0,4% (neste caso, tendo como base os dados mais recentes que reportam ao último trimestre de 2013), e a Letónia, com 0,5%. Portugal aparece lado a lado com Espanha, que também registou uma taxa de 0,6% de empregos disponíveis.

Na União Europeia, o indicador registou uma subida de 0,1 pontos percentuais face tanto ao trimestre anterior como ao homólogo, avançando para os 1,6%. Na Zona Euro, a variação foi idêntica, subindo para 1,7% no primeiro trimestre de 2014.

Ler Mais