![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2014/06/4iefp.jpg)
Portugal entre os países da UE com menos empregos disponíveis
O País está em quarto lugar entre os países com menos vagas de emprego disponíveis. Nos 28 países da União Europeia, a taxa foi de 1,6%.
Portugal registou no primeiro trimestre de 2014 uma taxa de emprego disponível de 0,6%, a quarta mais baixa no conjunto dos 28 países que compõem a União Europeia, segundo nota divulgada hoje pelo Eurostat.
Esta é a primeira vez que o instituto europeu de estatística publica informação relativa a este indicador, não ajustado a variações sazonais, que mede a proporção do número total de postos de trabalho ainda sem ocupação.
Portugal está distante do país que lidera a tabela, a Alemanha, que registou nos primeiros três meses deste ano uma taxa de emprego disponível de 2,9%. Seguem-se o Reino Unido, com 2,1% e a Bélgica, com 2%.
No reverso da medalha, Chipre figura em último lugar com 0,2%, seguido da Polónia, com 0,4% (neste caso, tendo como base os dados mais recentes que reportam ao último trimestre de 2013), e a Letónia, com 0,5%. Portugal aparece lado a lado com Espanha, que também registou uma taxa de 0,6% de empregos disponíveis.
Na União Europeia, o indicador registou uma subida de 0,1 pontos percentuais face tanto ao trimestre anterior como ao homólogo, avançando para os 1,6%. Na Zona Euro, a variação foi idêntica, subindo para 1,7% no primeiro trimestre de 2014.