Portugal subiu no ranking do Barómetro Bem-Estar Financeiro. É esta a posição em que está agora (Finlândia é o país à frente em literacia financeira)

Portugal alcançou o sexto lugar no ranking do Barómetro Bem-Estar Financeiro 2022 da Intrum, subindo dois lugares em relação ao ano anterior.

 

Luís Salvaterra, director-geral da Intrum Portugal, assinala que «Portugal ascendeu ao 6º lugar no ranking do Barómetro Bem-Estar Financeiro 2022, subindo dois lugares e para uma posição muito satisfatória, no total dos 24 países do ranking, comprovando que a literacia financeira é um tema cada vez mais importante para as famílias portuguesas».

Entre os mil portugueses que participaram no Barómetro Bem-Estar Financeiro da Intrum 2022, 46,5% ouvem sempre a família (pais e familiares próximos) para obter conselhos sobre questões financeiras, percentagem substancialmente acima da média da União Europeia (EU), que é de 39,6%.

Ainda sobre as fontes em que os portugueses mais confiam quando procuram aconselhamento financeiro, o Banco aparece em primeiro lugar com 38,5% ligeiramente acima da média europeia, assumindo mais relevância à medida que idade aumenta.

A pesquisa de Informação Financeira Online (33,2%) e os Consultores Financeiros Independentes (18,6%), são igualmente opções dos portugueses na hora de tomar as suas decisões financeiras. Na média da EU, estes indicadores são, respectivamente, de 37,20% (Banco), de 28,84% (Fontes On-line) e de 24,6% (Consultores Independentes).

O top 3 de países com maior nível de literacia financeira são a Finlândia (1º lugar), Suécia (2º lugar) e Irlanda (3º lugar). Itália e França encontram-se no final da tabela ocupando respetivamente, o 23º e 24º lugar.

Ler Mais