Portugueses mais satisfeitos no trabalho são jovens… e chefes

138 mil jovens estão sem empregoJovens, recém-contratados, do género feminino e em cargos de chefia. São estes os vários perfis dos profissionais mais satisfeitos, segundo dados de 2013 do Observatório Nacional dos Recursos Humanos.

«Os trabalhadores que apresentam níveis de satisfação mais elevados são, por idade, os que têm entre 18 e 25 anos; por antiguidade, os que estão há menos de um ano na organização; por género, os do sexo feminino e por posição hierárquica, os que ocupam posições de chefia», segundo os Índices de Satisfação, Lealdade e Envolvimento dos Colaboradores da entidade.

No caso das posições de chefia, «a diferença relativa aos que não desempenham funções de chefia é de 6,6 pontos percentuais», acrescenta.

O ONRH revela ainda que os índices medidos de satisfação registaram uma tendência de subida em 2013, «evidenciado uma recuperação iniciada já em 2012, depois de uma diminuição significativa registada em 2010 e 2011.»

Dos doze índices em análise pelo ONRH, em destaque pela negativa estão o de Reconhecimento e Recompensa, com 50,6 e a Mudança e Inovação com 56,0 pontos, «os que registam os valores médios mais baixos.» Já o índice de Satisfação «atinge, em 2013, os 59,8 pontos, registando um acréscimo de 3,3 pontos percentuais relativamente a 2012», segundo o ONRH.

Público vs. Privado

O sector privado obteve melhores resultados médios face ao sector público na análise dos diferentes índices, apesar de este último ter reduzido o fosso, em 2013, em relação aos privados.

«Os indicadores onde os valores médios das respostas dos colaboradores de organizações privadas mais se afastam dos das organizações públicas são “a satisfação com as regalias e benefícios obtidos”, “a satisfação com a formação recebida” e a “vontade de recomendar a um amigo a empresa/organização para trabalhar”», sublinha a ONRH.

O Observatório Nacional dos Recursos Humanos (ONRH) efectua o apuramento e a publicação dos Índices Nacionais de Referência, obtidos a partir das respostas de 19 358 colaboradores de organizações públicas e privadas aderentes a este projecto.

Ler Mais