Premiar as boas práticas éticas nas empresas em Portugal

4ethicalÉ este o objectivo do Prémio Best Ethical Practice Awards. Os vencedores da 1.ª edição foram o Activo Bank, CGD e a Siemens.

A Capgemini lançou, em parceria com o Jornal de Negócios, os Prémios Best Ethical Pratices Awards (BEPA), uma iniciativa conjunta que visa identificar, distinguir e premiar as boas práticas éticas implementadas nas empresas a nível nacional, contribuindo para impulsionar a criação de um ambiente de excelência no tecido empresarial português a este nível.

Os vencedores dos Prémios BEPA foram anunciados, durante a realização de um jantar, e os prémios englobaram este ano um total de três distinções. Os vencedores, nas diferentes categorias, são: Caixa Geral de Depósitos na categoria “Responsabilidade Social”, Siemens na categoria “Respeito pelos Colaboradores” e Activo Bank na categoria “Consciência Jurídica”.

O júri, constituído por Alfredo José de Sousa, juiz conselheiro e ex-Provedor da Justiça, Daniel Bessa, director-geral da COTEC, Elisa Ferreira, eurodeputada, Esmeralda Dourado, gestora de empresas, Francisco de la Fuente Sánchez, administrador da Sonae Capital SGPS, Helena Garrido, directora do Jornal de Negócios, João Salgueiro, economista e Paulo Morgado, CEO da Capgemini Espanha e presidente da Capgemini Portugal, avaliou mais de 60 candidaturas para apurar os diferentes vencedores.

Os Prémios BEPA pretendem distinguir empresas em Portugal em quatro categorias directamente relacionadas com os principais temas das boas práticas éticas: Respeito pelos Colaboradores, – categoria em que o enfoque recai na preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores nas empresas; Responsabilidade Social, – categoria cujo foco recai na intervenção da empresa na sociedade e dinamização de acções e iniciativas nas diversas áreas de actuação social; Consciência Jurídica, – categoria que contempla a prática de medidas preventivas que evitem situações que possam pôr em causa a legitimidade de actuação da empresa; e Relações de Negócio, – categoria que aborda a adopção de regras de relacionamento com os stakeholders e a construção de relações de negócio baseadas nos valores organizacionais.

O júri considerou não estarem reunidas as condições para atribuir este ano o prémio na categoria Relações de Negócio.

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