Prémio EDP Inovação 2014 já tem vencedor
O projecto ganhador, chamado Be.on, facilita a produção de energia para autoconsumo.
Chama-se Be.on é o grande vencedor do Prémio EDP Inovação 2014. A ideia consiste em desenvolver pequenos inversores para painéis fotovoltaicos, particularmente adaptados às necessidades das instalações vocacionadas para o autoconsumo. Um mercado emergente e em crescimento, cujo potencial poderá vir alavancar a criação de uma fábrica de inversores no País.
Para já, o promotor, Doutorado em Electronics Manufacturing and Material Reliability pela Chalmers Technical University, Gothenburg, Suécia, vai aplicar os 50 mil euros do prémio na constituição da empresa. Terá ainda direito a apoio técnico e na criação de redes de contacto por parte de vários parceiros da EDP neste projecto, designadamente a EnergyIn, Beta-i e Loop. No universo EDP, o projecto vencedor beneficia do acesso à EDP Starter, uma das três únicas incubadoras especializadas em energia, no mundo.
A 6.ª edição do Prémio EDP Inovação distinguiu ainda o projecto Graphenium, 2.º classificado e o Mupflost, em terceiro lugar. Os três finalistas destacaram-se num conjunto de 50 candidaturas, protagonizadas por 14 universidades nacionais.
A participação e o reconhecimento no âmbito deste concurso permitem aos promotores acesso a um vasto programa de acompanhamento ao longo de toda a cadeia de valor, através da EDP Starter.