Prémio Erasmus+ reconhece projectos do Politécnico de Santarém

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação distinguiu, através do Polo de Literacia Digital do Politécnico de Santarém, os docentes Elsa Casimiro, Maria Potes Barbas, Andreia Telles Vieira e Paulo Branco com o 1.º Prémio Europeu Ensino Inovador 2023, na categoria “Parcerias de Cooperação no Ensino e Formação Profissional do ano 2023”.

Foi atribuído o 1.º prémio ao projecto Entrepreneurial Women in ICT – Enhanching Skills to Bridge Digital Divide, que teve como objectivo minimizar a lacuna entre homens e mulheres em relação às competências e oportunidades em empreendedorismo e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao projecto FrontWinners – (Re)Skilling for Mentors with Immersive Experiences, resultante da necessidade de requalificação e recapacitação de educadores que trabalham com alunos com deficiências intelectuais e de desenvolvimento, com requisitos de aprendizagem que exigem pedagogias, metodologias e práticas adaptadas, flexíveis e intuitivas.

João Moutão, presidente do Politécnico de Santarém, afirma que «o prémio Erasmus+ divulga e reconhece práticas de ensino e aprendizagem inovadoras e contributos excepcionais de docentes e da instituição que representam, na Europa. O prémio e menção honrosa atribuídos aos dois projectos do Politécnico de Santarém são motivo de grande honra para a comunidade académica».

«O compromisso dos docentes com a excelência e a dedicação ao enriquecimento da experiência educacional elevam a nossa instituição e reforçam o compromisso com a internacionalização, rumo à criação do Espaço Europeu da Educação», conclui.