Sabe quais os sectores (a nível global) com a maior taxa de regresso ao escritório?

Um estudo recente em 13 países revela que o regresso aos escritórios em vários sectores se mantém abaixo dos níveis pré-pandemia e que pode não voltar a acontecer. A presença no escritório é maior a meio da semana, mas com cerca de 1/3 dos colaboradores nos escritórios. O sector bancário é o que regista presença mais elevada.

 

Segundo um estudo de Junho/Julho levado a cabo pela Advanced Workplace Associates em 13 países, 13 sectores, 28 organizações e 79 escritórios (representando mais de 77 mil colaboradores), «o regresso ao escritório representa apenas 26%, com pico a meio da semana de 1/3 dos colaboradores fisicamente presentes», avança o World Economic Forum.

A banca representa o sector com a taxa mais elevada, com um total de 47%, enquanto no fundo da tabela estão os sectores da logística e tecnologia. Este último gerou algum destaque na imprensa, quando gigantes da indústria como a Google, Apple e a Tesla têm lutado por encontrar uma solução que satisfaça a vontade de a empresa ter os colaboradores de volta aos escritórios e a vontade destes de se manterem a trabalhar em modo remoto.

Os restantes lugares da tabela são ocupados pelo sector da saúde, com 43%, seguido do da energia com 41%. Os meios de comunicação social, engenharias e seguros são os sectores que se seguem com 28%, 24% e 23% repectivamente.