11.º Prémio Igualdade é Qualidade não tem vencedor

O prémio atribuído pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e que visa combater a discriminação entre homens e mulheres no trabalho ficou por entregar este ano.

Na cerimónia de entrega da 11.ª edição do Prémio Igualdade é Qualidade, que decorreu esta segunda-feira, 15 de Junho, na Culturgest, em Lisboa, foram apenas entregues três menções honrosas a entidades que se destacaram na implementação de boas práticas em matéria de igualdade entre homens e mulheres, conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e ainda de práticas empresariais de prevenção e combate à violência doméstica e de género. As empresas distinguidas foram a GEBALIS – Gestão do Arrendamento Social em Bairros Municipais de Lisboa, a AUCHAN Portugal Hipermercados e a Associação DIANOVA Portugal.

No entanto, o Prémio Igualdade é Qualidade não foi atribuído a nenhuma das 17 entidades a concurso. Lançado em 2000 e com o regulamento alterado no ano passado, a distinção pretende premiar empresas que demonstrem mais que esforços e boa vontade na promoção da igualdade de género e que apresentem práticas já implementadas nesta matéria.

De acordo com declarações de Teresa Morais, secretária de Estado da Igualdade, à agência Lusa, nenhuma das candidaturas alcançou pontuação suficiente em dois principais indicadores do combate à desigualdade entre homens e mulheres, nomeadamente a prática de igualdade salarial e conselhos de administração com composições plurais e equilibrados do ponto de vista do género.