Problemas de cultura nas empresas

1abertMostramos-lhe dez sinais que indicam que uma organização precisa de recalibrar a cultura interna.

Se estiver à procura de emprego, esteja atento a estes dez sinais de uma cultura empresarial que pode prejudicar a sua carreira, segundo a revista Forbes.

Falam muito da cultura de diversão. Se a empresa realça sempre o facto de terem uma mesa de pingue-pongue ou matraquilhos no escritório como sinal de uma cultura de diversão, é um mau sinal: na maior parte das vezes, a compra desse tipo de equipamentos significa que a empresa se demite a seguir de pensar no que os colaboradores querem realmente.

O escritório está desarrumado. Um indício de que as pessoas que lá trabalham não investem num sítio agradável para se estar e que não respeitam a empresa.

Os únicos com gabinetes são os chefes, um sinal de divisão e de falta de comunicação entre a gestão e os colaboradores.

Não se fala de cultura. Se evitam falar da filosofia de trabalho da empresa e do ambiente de trabalho durante o processo de recrutamento, esteja atento: poderá haver algo a esconder.

Os líderes. Tente ter algum tipo de contacto com os líderes dessa empresa, quer ao vivo, quer através de vídeos, artigos escritos por directores, etc.. Vai perceber qual a cultura da empresa e saber com o que pode contar no futuro.

Um foco excessivo na “excelência”, um sinal de que um saudável foco no sucesso pode transformar-se numa pressão para atingir objectivos irrealizáveis.

Tudo parece estranho. Se sente que as pessoas estão a conter algo negativo, se estão chateadas, aborrecidas ou simplesmente com más energias, é um mau sítio para trabalhar.

Os valores da empresa estão colados na parede, uma razão para, segundo a revista, «encontrar simplesmente a saída mais próxima.»

Está perto da hora de saída e ainda está toda a gente cheia de trabalho. Uma boa forma de ver se é a norma manter pessoas a trabalhar até tarde na empresa ou não.

Se depois da hora de saída os colaboradores só se focam em trabalho.

Ler Mais