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Procura emprego? Ter uma boa carta de apresentação é essencial. Siga estas dicas
Estar atento às oportunidades de trabalho é muito importante. Porém, no momento de se candidatar, escrever uma boa carta de apresentação é essencial.
O site Contas Connosco partilhou os sete principais pontos a ter em conta quando escreve uma carta de apresentação:
1. Dirija-se à pessoa certa
Comece por dirigir a carta à pessoa certa. Se está a responder a um anúncio onde venha mencionado o nome, faça questão de o referir na carta. Caso seja uma candidatura espontânea procure saber quem é o director de recursos humanos. Pode ligar para a empresa e confirmar o nome. Isto prova que tem o cuidado de enviar a carta a uma determinada pessoa.
2. Escreva uma boa frase de abertura
A intenção é destacar-se no meio de muitas respostas, por isso evite linguagem estandardizada ou expressões clássicas e use uma frase de abertura personalizada e original. Lembre-se que o objectivo é captar a atenção.
3. Explique porque se candidata
Coloque no topo da carta, a rubrica assunto, onde esclarece o objectivo do seu contacto. Depois, na carta, explique o que o atrai na empresa, na função, no sector. Aproveite para mostrar entusiasmo e conhecimento sobre a empresa e os desafios que enfrenta, bem como o modo como a sua função ajudaria a lidar com esses desafios.
4. Não se prolongue
A sua carta pode ter no máximo uma página. Convém transmitir a mensagem em frases curtas e dinâmicas, com muitos verbos ativos.
5. Não mencione a sua inexperiência
Se não tiver a experiência ou a formação exigida, não o mencione. Escreva antes acerca da sua capacidade de aprender depressa. Seja positivo sobre si mesmo.
6. Não fale em ordenado
Mencione o ordenado apenas no caso de lhe ter sido pedido no anúncio a que está a responder.
7. Evite erros
Lembre-se que a última impressão é tão importante como a primeira. Confirme sempre o que escreveu, uma gralha será sempre notada. Envie a versão mais actualizada do seu currículo.
8. Seja honesto
Não minta sobre o seu curriculo. Por exemplo, se apenas teve uma pequena participação num determinado trabalho não indique que tem longa experiência. Um ponto também que é comum muitos candidatos terem tendência a exagerar é o nível de conhecimento nas línguas. Dizer que é fluente numa língua que não domina pode sair caro. A empresa poderá fazer-lhe uma entrevista ou teste nessa língua e se não corresponder às competências que indicou, dificilmente conseguirá a posição.