Profissionais acreditam que as suas organizações estão a preparar uma estratégia de transição verde? Maioria acha que não

Numa sondagem da Hays no LinkedIn, apenas 40% dos inquiridos confirmaram que a sua organização estava a melhorar ou a recrutar de forma a preparar a sua estratégia para a transição verde.

Fiona Place, head of Sustainability da Hays, reflectiu sobre como os líderes empresariais devem preparar as suas equipas para a economia verde e os processos-chave a considerar.

Por que deveriam os trabalhadores desenvolver as suas competências ecológicas?
A Organização Internacional do Trabalho prevê que até 2023, 24 milhões de empregos poderão vir a ser criados como resultado da economia verde. Com o green skills gap a aumentar, à medida que a procura destas competências ultrapassa a oferta, as organizações precisam de aumentar activamente as competências para desenvolver o conhecimento e a compreensão da sustentabilidade dos seus colaboradores.

Segundo o Learning Mindset Report 2022, desenvolvido pela Hays e pela Go1, revelou que 83% dos trabalhadores estão disponíveis para aprender novas competências. Contudo, o mesmo relatório descobriu que apenas 48% dos trabalhadores acreditam que os recursos de aprendizagem à sua disposição se adequavam às suas necessidades.

Se uma organização não cumprir os seus compromissos de Responsabilidade Social, poderá perder credibilidade entre os seus stakeholders, incluindo consumidores, clientes, investidores e potenciais colaboradores. Algo que poderia também ter um efeito na atracção de talento, bem como na sua retenção.

De acordo com um documento da Deloitte, 48% dos Gen Z e 43% dos Millennials afirmam que estão a exercer pressão sobre os seus empregadores para que tomem medidas sobre as alterações climáticas. No entanto, apenas 18% e 16%, respectivamente, concordam fortemente que as suas organizações estão a levá-lo a sério.

Sandra Henke, head of People & Culture da Hays, abordou recentemente a importância de uma Employee Value Proposition, explicando que os recursos de aprendizagem e um compromisso verde apelam a grande parte dos seus colaboradores, «se a sua organização não incorporar a aprendizagem na sua proposta de valor do colaborador ou não disponibilizar recursos, estará atrás dos seus concorrentes.»

A sustentabilidade terá impacto na maioria dos papéis a desempenhar no futuro, tal como a tecnologia já tem. Os líderes empresariais devem assegurar-se de que continuam a desenvolver as competências dos seus colaboradores, juntamente com o seu negócio.

As organizações devem basear-se nos conhecimentos e experiência pré-existentes no seio da empresa e alavancar isto para aumentar o nível de qualificação tanto do profissional como do empregador. No entanto, o desenvolvimento das competências de uma equipa só irá longe se uma organização estiver empenhada.

Ler Mais