![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2014/03/3carnegie.jpg)
Programa Carnegie Mellon investe seis milhões em investigação
Já são conhecidas as seis Iniciativas Empreendedoras de Investigação do Programa Carnegie Mellon Portugal que vão receber um financiamento de seis milhões de euros por um período de quatro anos.
Das 21 candidaturas, seis destacaram-se pelo seu cariz interdisciplinar, numa articulação entre actividades de investigação, formação avançada e inovação, com vista a resolver problemas concretos que conduzem a desafios científicos relevantes.
«Das seis iniciativas seleccionadas por via competitiva, três propõem o desenvolvimento de aplicações na área da Saúde, um propõe um novo paradigma de comunicação entre dispositivos móveis, e dois situam-se na área da Gestão e Políticas de Inovação Tecnológica e de industrialização», segundo o director nacional do Programa Carnegie Mellon Portugal.
No total, as seis iniciativas envolvem mais de três dezenas de instituições portuguesas do Ensino Superior e de investigação, a Carnegie Mellon University, e empresas, de startups a multinacionais.
As seis Iniciativas Empreendedoras de Investigação (ERIs) escolhidas para financiamento foram (por ordem alfabética):
“AHA: Assistência Humana Aumentada”, liderada pelos investigadores Alexandre Bernardino (IST-UL) e Daniel P. Siewiorek (CMU);
“Dinâmicas de inovação em aeronáutica e na Embraer em Évora: Uma plataforma distributiva para iniciativas empresariais, emprego e desenvolvimento de capacidades”, liderada pelos investigadores Joana Mendonça (IN+ / IST-UL) e Granger Morgan (CMU);
“INSIDE: Sistemas Inteligentes de Robôs em Rede para Interacção Simbiótica com Crianças com Atrasos de Desenvolvimento”, liderada pelos investigadores Francisco Melo (INESC ID / IST-UL) e Manuela Veloso (CMU);
“Hyrax: Crowd-Sourcing de Dispositivos Móveis para o Desenvolvimento de Edge-Clouds”, liderada pelos investigadores Fernando Silva (INESC TEC / FCUP) e Priya Narasimhan (CMU).
“TEIPL: Laboratório de Empreendedorismo, Tecnologia e Política de Inovação”, liderada pelos investigadores Pedro Oliveira (Católica Lisbon School) e Lee Branstetter (CMU);
“VR2Market: Desenvolvimento dum Produto para Monitorização Móvel e Vestível da Saúde de Profissionais de Primeira Resposta e de outras Profissões de Risco”, liderada pelos investigadores João Paulo Cunha (INESC TEC / FEUP) e Fernando De la Torre (CMU).
O Programa Carnegie Mellon Portugal prevê a abertura de um 2.º Concurso para Financiamento de Iniciativas Empreendedoras de Investigação.
Mais informações aqui.