
Programa da Fundação Vodafone leva competências digitais a mais de 23 mil jovens
Neste novo ano lectivo, o programa DigitALL, iniciativa da Fundação Vodafone que promove a literacia e competências digitais, chega a mais de 23 mil jovens estudantes do primeiro e segundo Ciclos do Ensino Básico, representado um crescimento de cerca de 27% face ao número de participantes do ano anterior.
No total, o programa chega a 1000 turmas de 170 escolas localizadas em 35 municípios, seleccionadas através de candidaturas que decorreram em Maio. Mais de mil professores e 11 monitores asseguram presencialmente a dinamização das actividades.
O DigitALL aposta numa abordagem interactiva, com recurso a dispositivos e ferramentas digitais, promovendo também a capacitação dos professores nas áreas de ensino STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O programa conta com o apoio institucional da Direcção-Geral da Educação.
No âmbito do programa DigitALL, a Fundação Vodafone lançou o “Desafio Skills Upload Jr. – DigitALL”, um concurso nacional que desafia os alunos que integram o programa a desenvolverem soluções criativas e tecnológicas, focadas na promoção da sustentabilidade, da inovação e do bem-estar digital.
Com duas propostas distintas, adaptadas às diferentes faixas etárias, o desafio pretende estimular o pensamento crítico, a literacia digital e a consciência cívica dos mais jovens:
- 1.º Ciclo: “Criar um Planeta Sustentável” – os alunos são convidados a imaginar um novo planeta onde tudo funciona de forma equilibrada e feliz.
- 2.º Ciclo: “Futuro DigitALL” – os participantes são desafiados a criar objetos inteligentes que melhorem o dia a dia em casa ou na escola.
Todos os projectos devem ser desenvolvidos através de plataformas exploradas ao longo do ano lectivo, no Programa DigitALL.
A pré-inscrição no Desafio decorre até 31 de Outubro e deve ser feita aqui. Após a inscrição, cada equipa terá até 13 de Fevereiro de 2026 para submeter o seu projecto na mesma Plataforma.
Após uma pré-selecção pelo júri da Fundação Vodafone em Portugal, 10 projectos (cinco por cada ciclo de ensino) serão apresentados a 20 de Março de 2025 ao grande júri, num evento nacional na sede da Vodafone, em Lisboa. A avaliação terá em consideração factores como a relevância do problema identificado, a integração de tecnologia, a sustentabilidade da solução e as competências sociais demonstradas pelos alunos.