
Programa de Inovação Aberta do Grupo Ageas Portugal procura startups. As candidaturas estão abertas
Inovação, digitalização e novas oportunidades de negócio é o mote para a segunda edição do Ageas INsure, o Programa de Inovação Aberta do Grupo Ageas Portugal, realizado em parceria com a consultora internacional H-FARM. Promover a colaboração, testar novas soluções e criar parcerias com startups que acrescentem valor para as empresas e para a sociedade, são os principais objectivos do Ageas INsure.
O Programa irá seleccionar as cinco startups mais promissoras e com maior alinhamento estratégico com o Grupo. Estas startups integrarão um programa de aceleração com cerca de seis meses de duração e irão realizar uma Prova de Conceito da sua solução, financiada até 20 mil euros pelo Grupo Ageas Portugal. As empresas seleccionadas ainda terão acesso a uma rede de mentoria e networking.
Para a edição deste ano, o Grupo Ageas Portugal está à procura de soluções em três áreas:
1. “Uso inteligente de dados” – Soluções que criam valor a partir de dados e informação, proporcionando uma análise precisa, que resulte na criação de uma experiência de cliente mais personalizada. Simplificação de procedimentos como a deteção de fraudes, o processos de sinistros e a gestão de reclamações;
2. “Saúde para todos” – Ferramentas que promovem a saúde e o bem-estar individual e colectivo, garantindo a prevenção e gestão de doenças, o aumento da segurança no local de trabalho, e o alargamento da cobertura de seguros a novos segmentos, tais como: expatriados, estudantes e trabalhadores;
3. “Novas soluções para novos problemas” – Recursos que dão resposta às mudanças tecnológicas, sociais e ambientais, bem como aos riscos associados. Poderá incluir projectos em áreas como as tecnologias verdes ou soluções que ajudem a simplificar e a impactar positivamente a vida das pessoas.
«Queremos aproximar-nos das startups, de modo a promover um mindset e prácticas colaborativas que contribuam para o seu desenvolvimento, ao mesmo tempo que se testam novas soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas e do ambiente», refere Nuno Horta, responsável de Inovação do Grupo Ageas Portugal.
«Pelo segundo ano consecutivo, com o nosso apoio, o Grupo Ageas Portugal está a trabalhar em projectos colaborativos que incluem startups internacionais. É muito importante que uma entidade tão conceituada e bem estabelecida demonstre vontade de estar envolvida e desenvolver um Programa de Inovação Aberto, para que continue a crescer e a oferecer serviços relevantes e inovadores», salientou Tomas Barazza, responsável da divisão de Inovação da H-FARM.
A primeira edição do Ageas INsure contou com mais de 200 candidaturas de 35 países, tendo sido seleccionadas cinco startups que realizaram com sucesso as suas Provas de Conceito em parceria com o Grupo Ageas Portugal: Braive, Hug-a-Group, LactApp, Lumnion e Virtual i Technologies.
As startups podem candidatar-se ao Ageas INsure até ao dia 30 de Setembro, através do site do Programa.