Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas vai envolver mais de 42 mil alunos e 800 professores

Já foi lançado e vai decorrer nos próximos quatro anos (2022 a 2026) em Portugal, o programa “Ao teu lado – Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas”, que é financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul e implementado pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo – Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra.

 

O programa, que na fase de lançamento conta com mais de 100 escolas públicas inscritas, vai envolver mais de 42 mil alunos do terceiro ciclo, com idades entre os 12 e 15 anos, cerca de 800 professores e 2105 famílias.

O objectivo é preparar melhor as pessoas através do desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados.

O programa “Ao teu lado” divide-se em duas fases. A primeira fase, que decorre no ano lectivo 2022/2023, compreende a realização de sessões de grupo com alunos, famílias, professores e funcionários das escolas, com vista à consciencialização sobre o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender os primeiros sinais e sintomas.

Na segunda fase, anos lectivos 2023/2024, 2024/2025 e 2025/2026, serão desenvolvidos programas de intervenção para dois grupos distintos, um para adolescentes e outro para professores.

No caso dos adolescentes, o foco vai estar na promoção de estratégias de regulação das emoções, enquanto que para os professores, o objectivo vai passar pelo reforço das estratégias de regulação das emoções mas na perspectiva desta profissão tão específica, promovendo o recurso a estratégias de regulação emocional adaptativas, na hora de enfrentar dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.

Para além das acções nas escolas, ao longo dos quatro anos, a equipa dedicada ao programa “Ao teu lado” vai produzir conhecimento científico para posterior partilha com o público em geral. A avaliação do impacto e eficácia do programa integra um projecto de investigação plurianual que analisará as alterações mais relevantes ao nível da aquisição de competências de regulação de emoções e aumento do bem-estar emocional e da qualidade de vida. Com esta investigação será possível avaliar o efectivo aumento do bem-estar mental.

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