
Projecto de formação de tecnologias digitais do IST abre escola de Verão (gratuita)
O DCitizens, projecto de formação no âmbito das tecnologias digitais coordenado pelo Instituto Superior Técnico (IST) e financiado pela Comissão Europeia, abre as inscrições para o Summer School 2025,
Este evento de formação gratuita de cinco dias acontece de 15 a 18 de Julho em Lisboa e promove, através de uma escola de Verão, o uso consciente das tecnologias e plataformas digitais para a participação cívica e cidadania digital.
A iniciativa foi concebida para indivíduos que estejam a estudar, a trabalhar em investigação ou que tenham interesse nas áreas da Interacção Humano-Computador, Informática Comunitária, Desinformação ou Privacidade e Exclusão Digital. Os participantes terão a oportunidade de investigar criticamente as relações entre o design tecnológico, a justiça social, a equidade e o poder.
«Acreditamos que a tecnologia pode tornar-se uma aliada na defesa da democracia. Isto só é possível com acesso, conhecimentos técnicos e consciência cívica. Através de novas abordagens, estas formações educativas são uma forma eficiente de devolver poder aos indivíduos para que consigam pensar e implementar soluções digitais que contribuam para a diminuição dos desafios que enfrentamos, como a desinformação, a insegurança e a exclusão digital», afirma Hugo Nicolau, vice-presidente do Instituto de Tecnologias Interactivas/ LARSyS.
Através de um alargado conjunto de seminários, workshops e actividades práticas – que inclui um Doctoral Consortium de um dia, a acontecer no dia 14 de Julho – os participantes terão a oportunidade de lidar com desafios do mundo real e colaborar com membros de comunidades locais. Serão exploradas inovações emergentes, novas abordagens de design e desenvolvimento de conceitos com o objectivo de fortalecer a democracia, a acção comunitária e os serviços públicos, de forma ética, inclusiva e capacitadora.
À inovação tecnológica do Instituto Superior Técnico juntam-se ainda os contributos do Instituto Italiano de Tecnologia (Itália), da Universidade de Siegen (Alemanha) e da Universidade de Nortúmbria (Reino Unido), com o intuito de promover redes de trabalho com unidades e organizações na exploração e concretização dos valores das Tecnologias Cívicas.
As inscrições estão abertas até ao dia 14 de Junho.