Promover o empreendedorismo no feminino

Na sua segunda edição, o encontro “Juntas Somos Mais”, da Fundação Tres Culturas Del Mediterráneo, reuniu mais de uma centena de empresárias, com vista a impulsionar e internacionalizar projectos de mulheres empreendedoras de Portugal e Espanha.

 

No âmbito do projecto INTREPIDA – Internacionalização das Mulheres Empresárias de Espanha e Portugal para a Inserção, Desenvolvimento e Alianças, esta acção tem como objectivo «impulsionar a competitividade empresarial das PMEs [pequenas e médias empresas] administradas por mulheres no território transfronteiriço da Andaluzia, do Algarve e do Alentejo, promovendo a sua internacionalização através de novos modelos de desenvolvimento e cooperação comercial». Conta igualmente com formação sobre competitividade, internacionalização e economia digital.

José Manuel Cervera Gragera, director da Fundação Tres Culturas, salienta ainda: «O projecto INTREPIDA permite-nos aprofundar o trabalho que temos vindo a fazer na Fundação com o nosso país vizinho Portugal. Da mesma forma, continuamos com um trabalho já iniciado através de outra colaboração transfronteiriça com Marrocos, onde as empresárias são as principais visadas numa série de acções que visam promover, aproximar, impulsionar e melhorar a competitividade das pequenas e medias empresas, elementos-chave do desenvolvimento económico tanto de Portugal como de Espanha.»

Já Carla Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, defende que «a participação de mulheres empresárias na definição dos projectos de internacionalização das empresas é, por si, só um factor de competitividade adicional que nos apraz registar em virtude do nível de diferenciação temática, tecnológica e técnica que habitualmente são empregues». Garante ainda que o município fez «uma aposta clara a este nível», «privilegiando a diversificação da base económica, muito focada na inovação e no conhecimento, sem, contudo, perder de vista as tradições, o mundo rural e a cultura».

Este segundo encontro contou com o apoio da Câmara Municipal de Évora, do Núcleo Empresarial da Região de Évora, da Associação Empresarial da Região de Portalegre – NERPOR-AE e do Ninho de Empresas de Loulé – REGIOTIC , que são sócios do projecto INTREPIDA. Contou também com a colaboração da Fundación Universidad Empresa de la Provincia de Cádiz e da Diputación de Huelva.

Financiado pelo Programa INTERREG POCTEP Espanha e Portugal, aprovado pela União Europeia para o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o projecto INTREPIDA desenvolve outras actividades como fóruns de trabalho, visitas a empresas e sensibilização pedagógica em empreendedorismo em vários centros de formação públicos e privados.

Veja também estas notícias.

Ler Mais